AmbienteAtibaiaExclusivasNotícias

Ativistas realizam segundo Ato pela Terra em Atibaia

Mais uma vez, alguns ativistas, coletivos e representantes de partidos políticos da cidade de Atibaia uniram-se para marcar posição em torno da preservação ambiental na cidade. Desta vez, a data foi especial, pois 05 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente em todo o planeta.

O local escolhido para este segundo ato foi o Alvinópolis 2, um dos bairros que já sente uma grande transformação urbana. “É preciso deixar claro que este grupo de pessoas que realiza este ato nunca foi contra o desenvolvimento da cidade. Mas pedimos que o poder público municipal mantenha o respeito ao meio ambiente; que consiga reverter a triste situação que o Córrego do Onofre se encontra hoje; que pare de fazer aterros em áreas de recarga de rios e córregos; e que primeiro resolva o problema de falta de água em alguns bairros antes de autorizar a construção de torres gigantescas na cidade”, comenta Josué Fernandes, um dos idealizadores da Expedição Pelo Onofre.

No início do evento, os ativistas fizeram o uso da palavra para orientar os presentes sobre algumas lutas ambientais na cidade. Logo após, eles fizeram uma caminhada e o ato foi encerrado com o plantio de seis mudas de árvores das espécies algodoeiro, paineira, jabuticabeira e guapuvuru para simbolizar a resistência ambiental diante do desenvolvimento urbano desordenado.

Na semana passa, ao lado de Iete Reis e Edneia Costa, integrantes do movimento, Josué Fernandes esteve na Câmara Municipal de Atibaia para protocolar o Manifesto pela Preservação do Córrego Onofre. O documento foi elaborado no primeiro encontro dos ativistas e pede medidas urgentes para a preservação do Onofre.