AtibaiaEducaçãoNotícias

Aulas de marcenaria, cultivo agroflorestal e expressão artística estão com inscrições abertas em Atibaia

Projeto da Baepi Arte & Cultura, apoiado pela Prefeitura, é direcionado a jovens entre 16 e 26 anos, oferecendo curso de iniciação que une três campos de conhecimento

O espaço cultural e criativo Baepi Arte & Cultura prorrogou as inscrições para o curso de formação iniciante em marcenaria, cultivo agroflorestal e expressão artística. Parte do projeto “Semente Baepi: Plantar Cultura, Colher Futuro”, a iniciativa foi contemplada em edital do Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, oferecendo dez vagas a jovens entre 16 e 26 anos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de julho no site do espaço: https://www.sementebaepi.com/ .

A formação acontecerá de 15 de agosto a 29 de outubro no sítio Magnólia, sede do espaço cultural situada no bairro Itapetinga, e abrange três iniciações: “As escritas da cena – introdução à expressão poética”; “Cultivo e Alimentação – introdução ao sistema agroflorestal”; e “Artesanias e Habitação – introdução à marcenaria”. As aulas acontecerão às segundas, quartas e quintas, das 13h30 às 17h30, e o projeto oferecerá aos aprendizes transporte e alimentação gratuitos nos dias de curso, além de todo o material necessário para a realização das atividades. Além do curso de iniciação nessas três áreas, os dez aprendizes selecionados, quinzenalmente, levarão cestas orgânicas para suas casas.

Não há pré-requisitos para participar, basta ter disponibilidade, mas a seleção dará prioridade a jovens que frequentam o ensino público, habitam zonas periféricas da cidade e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira etapa do processo de inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no site do espaço cultural e enviar um vídeo simples de apresentação. De acordo com as orientações no site, o candidato não precisa aparecer no vídeo de apresentação se não quiser.

Na segunda etapa, haverá uma conversa por vídeo com os formadores, mas se o candidato não possuir equipamento ou internet, os avaliadores irão até o participante do processo seletivo. Na etapa final de inscrição, os candidatos participarão de uma vivência no galpão do projeto, que está sendo restaurado, e o transporte até o sítio será oferecido gratuitamente pelo projeto.

A Baepi Arte & Cultura foi criada em 2009, com o propósito de acolher ações culturais nos campos da arte, pedagogia, ambientalismo e alimentação. A sede do espaço fica no sítio Magnólia, no bairro Itapetinga, em Atibaia, e oferece cursos, aulas, intensivos, retiros, ensaios, apresentações, eventos de dança, teatro, cinema, artes plásticas, literatura, economia criativa, cuidado com os animais e a natureza, entre outras práticas ecologicamente sustentáveis, tendo recebido mais de 500 pessoas nesses 13 anos de funcionamento. O espaço também conta com uma horta agroflorestal que, atualmente, fornece alimentos orgânicos para mais de 120 famílias.

O projeto “Semente Baepi: Plantar Cultura, Colher Futuro” tem coordenação pedagógica da atriz, pesquisadora e produtora cultural Marina Merlino, sob orientação da pedagoga e diretora teatral Maria Thaís Lima Santos, que coordenou, dirigiu e realizou projetos pedagógicos na área da cultura em países como Brasil, Colômbia, México, Itália, Rússia, e Inglaterra. Mais informações sobre o espaço e a formação estão disponíveis no site do projeto: https://www.sementebaepi.com/ .