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Terminal de ônibus no Maracanã não agrada moradores da região

Sérgio Vieira

Quem depende apenas de ônibus urbano sabe o quanto é difícil se deslocar pela cidade de Atibaia. É difícil encontrar moradores de bairros mais distantes do centro satisfeitos com a empresa Sou Atibaia desde que ela assumiu o transporte público no município.

Na tentativa de melhorar o serviço de ônibus e atender parte das muitas reclamações dos moradores, a Prefeitura e a empresa Sou Atibaia montaram um improvisado Terminal de Ônibus no bairro Maracanã. Pelo relatório elaborado por um dos conselheiros do Transporte Público, entre os objetivos da Prefeitura e da empresa estão aumentar o número de viagens; reduzir os custos; melhorar a qualidade dos ônibus que prestam serviço na região; reduzir os atrasos e ampliar o uso do bilhete único, entre outras melhorias.

Aparentemente, as mudanças agradaram a população que mora no Jardim Maracanã e faz uso apenas de um ônibus para chegar até o centro da cidade. O mesmo já não pode ser dito dos moradores dos bairros Vitória Régia, Rio Acima, San Remo e Iara, que precisam pegar dois ônibus para chegar até o centro da cidade.

“Aqui é uma área rural. Não faz muito sentido um terminal para as pessoas pegarem duas conduções”, comenta a dona de casa Keila Ribeiro, que desde o início se opôs a este sistema de baldeação para chegar até o centro da cidade. Outro receio de Keila e de outros moradores é que a Sou Atibaia não cumpra com o intervalo de 1h30 para uso do Bilhete Único. Ou seja, caso a Sou Atibaia não cumpra com os horários de integração de ônibus, moradores de bairros mais distantes vão pagar duas conduções para chegar até o trabalho e mais duas para voltar para a casa.

A diarista “F. Fernandes” (que não quis ter o nome revelado) é outra moradora contra o sistema de baldeação para chegar até o centro. Segundo ela, tudo está sendo feito de improviso pela Sou Atibaia. F. Fernandes (que participou das reuniões promovidas pela Prefeitura e a Sou Atibaia) disse que as pessoas que implementaram as mudanças na região não utilizam transporte coletivo, motivo pelo qual estariam com uma visão bem distante da real necessidade dos moradores.

“Entendo como ‘Terminal’ um lugar com espaço próprio e adequado para manobra de carros e sem interferências na via pública”, comenta a moradora Vânia Silva sobre a área improvisada para que os passageiros façam a integração com o centro. Vânia também questiona o tempo necessário para que as pessoas paguem apenas uma passagem. “Se eu estiver, por exemplo, voltando para a casa e o ônibus quebra, não haverá tempo para contabilizar apenas uma passagem até a chegada de um ônibus reserva”, desabafa.

Em média, o trajeto entre os bairros Iara, Vitória Régia, San Remo e Rio Acima até o Centro de Atibaia dura entre 40 e 50 minutos. Um dos principais receios dos moradores destes bairros é que com o “terminal” do Maracanã as viagens levem o dobro do tempo, o que vai impactar e muito na rotina das pessoas. Moradores dos bairros mais distantes poderão ficar até duas horas a mais dentro do transporte público.

Os moradores também reclamam que a Sou Atibaia não resolve vários problemas ligados ao bilhete único. É o caso, por exemplo, de pessoas que vão para o bairro do Tanque e depois precisam ir para o bairro do Portão. O sistema da Sou Atibaia estaria contabilizando duas passagens devido ao sentido inverso em que as pessoas se deslocam e não o tempo máximo de 1h30 entre as integrações.

Desde dezembro de 2021, a Prefeitura de Atibaia autorizou um pagamento de R$ 700 mil/mensais para a empresa Sou Atibaia por “perdas financeiras da empresa durante a pandemia” (de janeiro até julho, os repasses já somam R$ 4,9 milhões). Recentemente, a empresa entrou na justiça para receber a bolada de mais R$ 8 milhões dos cofres da Prefeitura. Será que a Sou Atibaia não consegue oferecer um serviço de qualidade em Atibaia diante do montante de dinheiro público que recebe mensalmente?