AtibaiaEducaçãoNotícias

Educação de Atibaia obtém nota 6,8 no Ideb, impactado pela pandemia da Covid-19

Cidade recebeu nota de destaque nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) em importante avaliação nacional

A Educação de Atibaia obteve nota 6,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente ao ano de 2021. O resultado mostra que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a Educação municipal esteve viva e atuante.

A cidade de Atibaia segue com nota superior à registrada pelo Estado de São Paulo no Ideb, que foi 6,3, e ficou 1 ponto acima do índice do país (5,8) para a mesma faixa escolar. O Ideb é composto por dois tipos de dados: as taxas de aprovação, fornecidas pelo Censo Escolar, e o desempenho dos alunos no Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica – que avalia o conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática. As notas de Atibaia no Saeb em 2021 foram 241,04 em Matemática e 230,76 em Língua Portuguesa.

Especialmente nesta edição do Saeb, analisar os índices obtidos pelas redes de ensino requer cautela adicional. O ensino foi fortemente afetado pela pandemia, conforme destacou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou o indicador na última sexta-feira (16): “A pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021 – conforme retratado nas duas edições da pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil” realizada pelo Inep – e esse contexto deve ser considerado para uma adequada interpretação dos resultados do Ideb 2021”.

O resultado deve também ser visto como um diagnóstico possível da dimensão dos efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes, tornando-se ferramenta de planejamento para a recomposição das aprendizagens.

De acordo com a Secretaria de Educação, o resultado de Atibaia foi possível graças ao comprometimento dos profissionais da Educação, das famílias, dos alunos e, em especial, dos professores na reinvenção da prática pedagógica. Entre outros fatores que contribuíram para o resultado, estão: planejamento financeiro, estratégico e responsável; realização de um diagnóstico inicial e elaboração de plano para impulsionar a aprendizagem dos alunos frente aos desafios encontrados; busca ativa dos estudantes garantindo a participação e realização das atividades escolares de forma híbrida; formação e capacitação contínuas dos profissionais da Educação.

Compromisso com a Educação
O compromisso com a Educação em Atibaia vem progredindo nos últimos anos. Além do resultado obtido no IDEB, a divulgação do último Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) é mais uma prova disso. O município obteve, em 2021, índice de 5,7, seu maior na série histórica e bem acima da média nacional, 5,03, reflexo de todo o investimento que vem sendo feito na Educação da cidade. O IOEB é um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios e estados brasileiros para garantir melhores chances de sucesso educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A Prefeitura de Atibaia manifesta forte compromisso com a Educação, sem medir esforços para garantir qualidade, equidade e infraestrutura a alunos e profissionais que atuam na área. Muitas escolas foram reformadas nos últimos meses, o transporte escolar tem recebido grande atenção, mais profissionais foram contratados pela Administração Municipal e a inovação tecnológica integra a pauta de investimentos na Educação.

Em 2021 o município recebeu o Selo Compromisso com a Educação, concedido pela ONG Todos pela Educação a cidades que priorizam a Educação na gestão pública, entre outras conquistas de Atibaia nesta área.