CulturaEducaçãoNotícias

Núcleo Antirracista Izilda Toledo exibe documentário “Invisível – A história dos clubes sociais negros”

Será exibido, n’A Casa Tombada, nesta sexta, 30, às 18h, o documentário “Invisível- História dos clubes sociais negros”, de Mário de Almeida. 

A sessão é a primeira ação pública do “Núcleo Antirracista Izilda Toledo”, criado para realizar ações e projetos educacionais e culturais e que tem como intuito apoiar a instauração do Centro de Referência da Cultura Negra de Bragança Paulista e Região – CERCUNE,  em área onde se localiza a Capela de Santa Cruz dos Enforcados. 

Após a exibição do filme, será realizado um debate com a presença de Izilda Toledo, idealizadora do documentário, e Mário Almeida, diretor.

Izilda Toledo é mulher preta, militante, pedagoga, especialista em docência para o Ensino Superior e Educação Etnicorraciais. Atuou em diversas frentes sempre a favor do cuidado e do fortalecimento da autoestima do povo preto e de sua ascensão social, bem como em prol da igualdade de gênero na região de Bragança Paulista. 

“A consolidação de um Núcleo Antirracista sinalizado através das diversas ações educacionais e culturais da Instituição Casa Tombada, retrata a importância em pautar e trazer à reflexão os reais valores humanos e a empatia, sem acarretar abstenção por desconhecimento de determinada causa. Permeia pelo conhecimento, a erradicação da prática de todo e qualquer tipo de preconceito, o que nos oportuniza  iniciarmos um protagonismo em prol de uma sociedade mais aberta à prática de fato da verdadeira equidade. Sejam todas e todos bem vindos.” fala Izilda Toledo. 

Contação de história

No sábado, 1º, às 15h, a narradora Kelly Orasi trará histórias de família que alimentaram seu imaginário da infância. 

Dentre elas, a de seu avô italiano, Demétrio Orasi que inspirou seu livro “A Histórias que Atravessou o Oceano”

As atividades são gratuitas. A Casa Tombada fica na Rua Cel. Leme, 371, no Centro, em Bragança Paulista.