Envolvido em polêmicas e artilheiro, Luan Cândido esteve perto de sair do Bragantino, mas Barbieri apostou nele
A última semana foi uma semana agitada para o Luan Cândido no Red Bull Bragantino. Na segunda-feira, ao ser substituído na derrota por 2×0 para o Santos, depois de uma atuação ruim, o lateral-esquerdo mostrou o dedo do meio para uma das arquibancadas no Nabizão após ser criticado. Depois, no fim de semana, marcou dois gols na vitória diante do Athlético-PR também em Bragança Paulista.
Depois do jogo contra o Furacão o técnico do Massa Bruta, Mauricio Barbieri, comentou sobre a semana dele, do abraço que os dois deram após o primeiro gol que ele fez no jogo e o treinador revelou que quando o treinador chegou ao Bragantino, há dois anos, o atleta estava perto de deixar o clube.
– Quando eu cheguei no Bragantino a situação do Luan era muito difícil. Ele estava com um pé e meio fora do clube por diversas razões. Nós conversamos, ele se encaixou, treinou em outras posições pra explorarmos o que ele tinha de melhor, e aconteceram algumas lesões na posição. Então ele entrou e cresceu bastante. Mais do que um abraço, foi um reconhecimento por isso e pela nossa relação. Fico muito feliz com isso e com os dois gols – Afirmou o treinador.
Trajetória no Bragantino
Com 21 anos hoje, Luan Cândido chegou em janeiro de 2020, vindo emprestado pelo Red Bull Leipzig, que contratou ele do Palmeiras um ano antes. Sem jogar na Europa, ele voltou ao Brasil para jogar em outro clube da empresa de energéticos. Em dezembro do ano passado ele foi comprado, após dois empréstimos, o Massa Bruta ampliou o vínculo com o jogador por mais cinco anos (até o fim de 2026). Os valores não foram revelados.
Até aquele momento o atleta tinha sido na maior parte do tempo reserva de Edimar, às vezes nem sendo a primeira opção. Luan ganhou espaço ao longo da temporada 2021 e terminou como titular da lateral-esquerda. Quando foi adquirido pelo Bragantino o jogador tinha 47 jogos e 4 gols marcados.
2022 artilheiro
Foi em 2022 que ele começou a ganhar maior regularidade na equipe e passou a ser mais importante. Se antes ele se machucava muito, nesta temporada participou de 45 de 55 jogos. Com uma veia artilheira, sendo muito bom em bolas aéreas (tem 1,87m), e com um chute muito potente de fora da área, marcou 11 gols e deu uma assistência. É o artilheiro isolado da temporada com dois gols a mais que Artur e Alerrandro.
Com todos esses números positivos ele começou a se destacar pela equipe, com Barbieri até privilegiando em alguns momentos as subidas ofensivas dele pela esquerda e mudando outras posições no time pra isso.
Lado polêmico e erros defensivos
Ao mesmo tempo, ele cometia erros defensivos e levava muitos cartões, foi expulso duas vezes na temporada e levou oito amarelos. Em alguns momentos subia para o ataque e não voltava, em outros cometia faltas e até pênaltis em jogadas onde poderia ter melhores decisões dentro de campo. Tanto que antes de enfrentar o Santos Barbieri escolheu por deixar ele no banco diante do Coritiba e preferiu Ramon na equipe.
A disciplina dele em alguns momentos trabalha, como no episódio do dedo do meio e um mais antigo onde foi expulso e saiu chutando tudo no Allianz Parque. O atleta se desculpou durante a semana e também foi multado pelo clube com parte do salário valor da multa, que não foi informado, mas será revertido a uma instituição de Bragança Paulista.
– Venho aqui pedir desculpas aos torcedores, ao Mauricio também, pelo ocorrido de ontem. Não foi intenção nenhuma. Estava de cabeça quente sobre o resultado do jogo. Pode ter certeza que isso não vai se repetir. Peço desculpas a todos os torcedores. Que a gente possa reverter essa situação que estamos – Afirmou em vídeo publicado no Instagram.
Depois das polêmicas fez um bom jogo e voltou a marcar gols. O clube e o atleta agora esperam que ele possa ser mais vezes o artilheiro (melhorando também defensivamente) e menos o atleta polêmico que prejudica a equipe e ele mesmo.