Mauricio Barbieri não é mais técnico do Red Bull Bragantino
Depois da derrota por 6×0 do Red Bull Bragantino para o Fortaleza, o clube anunciou a saída de Mauricio Barbieri, o técnico da equipe nesta quinta-feira, 10. Junto dele O auxiliar Cláudio Maldonado e o preparador físico Gustavo Araújo também deixam a comissão técnica do clube. No jogo do fim de semana, o auxiliar técnico Márcio Freitas, o Marcinho, comandará a equipe na última partida do Brasileirão 2022 diante do Fluminense.
O treinador do Massa Bruta dirigia o time desde setembro de 2020, era o técnico da Série A a mais tempo no comando de uma equipe. Segundo a TNT, o presidente do Santos, Andres Rueda, inclusive já conversou com o técnico Mauricio Barbieri e o Peixe pode ser o destino do treinador.
Maurício Barbieri chegou ao Bragantino em setembro de 2020 e o contrato dele ia até o fim desta temporada – com a rescisão a um jogo do fim da temporada, não deve haver multa. No período que esteve em Bragança Paulista comandou o time em 160 jogos. Foram 63 vitórias, 47 empates e 50 derrotas. Não conquistou nenhum título, mas teve um vice-campeonato de Sul-Americana e um 6º lugar no Brasileirão 2021 como pontos altos do trabalho.
Na atual temporada foi eliminado na semifinal para o Palmeiras no Paulista, o que foi considerado um resultado normal. Porém caiu fora da Libertadores na fase de grupos ficando em último lugar e foi eliminado cedo na Copa do Brasil para o Goiás na terceira fase. No Campeonato Brasileiro o time é apenas o 14ª colocado e tem uma das piores defesas da competição.
Barbieri chegou ao clube após a demissão de Felipe Conceição em 2020 após o técnico naquele momento perder também para o Fortaleza fora de casa. O Massa Bruta deve ir ao mercado em busca de um novo treinador e pretende escolher o novo nome até o fim deste mês. Nomes estrangeiros e brasileiros então sendo procurados.
“Me sinto orgulhoso da contribuição que dei para um projeto como o do Red Bull Bragantino e com a cabeça tranquila de que me dediquei ao máximo, alcançando e superando metas pré-estabelecidas pelo clube. Em setembro de 2020, assumi com o objetivo de escapar do rebaixamento. Não só atingimos o objetivo como nos classificamos para a Sul-Americana. Em 2021, tivemos um ano maravilhoso, com ótimas campanhas nos campeonatos disputados e valorização de atletas como Claudinho, Léo Ortiz, Arthur, Fabrício Bruno, Raul, Cleiton, Luan Cândido, entre outros. Em 2022, expectativas fora da nossa realidade acabaram atrapalhando o andamento da temporada. Agradeço pela oportunidade, aos jogadores pelo empenho, e desejo que o projeto siga crescendo e se solidificando como uma das forças do futebol brasileiro”. Afirmou o treinador por meio da assessoria dele.