Comissões da Verdade e Igualdade Racial promovem palestra em alusão à Consciência Negra na OAB de Bragança Paulista
Izilda Toledo, integrante de ambas as comissões, recebe Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal
A Comisssão da Verdade sobre a Escravidão Negra e a Comissão da Igualdade Racial, ambas da OAB de Bragança Paulista, promovem, nesta sexta, 18, às 14h, palestra com Lenny Blue de Oliveira.
A ação acontece na sede da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro.
A palestrante trará como tema “A Invisibilidade do envelhecimento da população negra como um dos tentáculos da necropolítica violando os Direitos Humanos”.
A anfitriã será a advogada Thairine Cristina da Silva Domingos, presidente de ambas as comissões que promovem a ação e o mediador será o professor, sociólogo e especialista em relações raciais, Leonardo Borges da Cruz.
Sobre a palestrante
Lenny Blue de Oliveira tem 69 anos. É advogada ativista racial e feminista, Também é escritora, co-fundadora do Movimento Negro Unificados e atual vice-presidente da Comissão de Verdade e Memória da Escravidão Negra da OAB-SP. Além disso, é membra do IANB – Instituto da Advocacia Negra Brasileira, marchante da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, integrante do bloco Ilú Obá De Min, pesquisadora e eterna aprendiz interseccional, com publicações diversas no campo do Feminismo Negro e Envelhecimento.
Medalha Zumbi dos Palmares
Na quinta, 17, às 19h, Izilda Toledo, integrante das Comissões da Verdade Sobre a Escravidão Negra e da Igualdade Racial recebe, em sessão solene na Câmara Municipal de Bragança Paulista, a Medalha Zumbi dos Palmares.
“Fui protagonista da formação de um aquilombamento, iniciado no final dos anos 1980 e durante os anos 1990. Esse aquilombamento teve a duração de quase 30 anos e foi denominado Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira (Arcab). Transformei minha casa em um espaço de formação de novos cidadãos e cidadãs, aptos a buscarem um posicionamento diferenciado na sociedade. Todos que chegavam eram acolhidos de maneira única e amorosa, não havendo distinção, tampouco questionamento sobre cor, credo ou orientação sexual. Tiveram a oportunidade de conhecer e assumir a sua identidade real. Foram muitos. Hoje posso fazer um feedback e entender a missão que me foi transferida pelos meus ancestrais”, reflete Izilda.
A OAB de Bragança Paulista fica na Rua Dr. Waldemar Martins Ferreira, 315, no Jardim América. A Câmara Municipal de Bragança Paulista fica na Praça Hafiz Abi Chedid, 125, também no Jardim América, Ambos os eventos são abertos ao público.