Diário da Copa #6: Catar é o primeiro país eliminado da Copa
O sexto dia de jogos do Mundial no Catar foi o de abertura da segunda rodada da fase de grupos e também o dia da primeira eliminação na competição
País de Gales 0x2 Irã
No primeiro duelo do dia o jogo teve o time asiastico o tempo todo melhor. Conseguiu vencer, mas foi só no final, nos acréscimos da segunda etapa, quando Cheshmi e Rezaeian, aos 49 e 55 minutos do segundo tempo marcaram os gols que garantiram os três pontos iranianos.
Depois de sofrer uma goleada de 6×2 na estreia o Irã fez uma boa partida e além dos dois gols teve duas bolas na trave e um gol anulado nos 90 minutos. Ainda forçou a primeira expulsão do Mundial, do goleiro Hennessey, que numa saída de gol acabou indo mais forte numa dividida fora da área e acabou levando o cartão vermelho pela falta que fez.
A vitória foi de muita festa do time de Carlos Queiroz que está a uma vitória na última rodada de garantir a classificação nas oitavas. Pode até empatar caso Gales não vença a Inglaterra no último jogo.
Já o time do Reino Unido lamenta demais a atuação decepcionante que coloca o time em péssima situação na última rodada. A equipe de Gareth Bale precisa vencer a Inglaterra e para depender apenas deles mesmos, por uma placar de três gols de diferença para avançar à próxima fase. Caso vença por um placar menor precisa de algumas combinações para avançar.
Catar 1×3 Senegal
Pela segunda vez na história o país anfitrião não vai passar para a segunda fase da Copa do Mundo. Este país é o Catar, que já foi o primeiro anfitrião a perder na estreia, e hoje com a segunda derrota na competição não tem mais chance de classificação. Diante dos africanos do Senegal até fizeram um jogo melhor que o primeiro e conseguiram um gol, marcado por Muntari. Foram 168 minutos de Mundial para fazer o primeiro gol.
Do outro lado, Senegal se recuperou da derrota para a Holanda na estreia e tem uma boa chance de avançar no grupo que ficou embolado com o empate entre Holanda e Equador. Bamba Dieng, Diédhiou e Boulaye Dia foram os autores dos gols de Senegal na partida.
Holanda 1×1 Equador
Apesar de somar quatro pontos e enfrentar o já eliminado Catar, precisando de um empate para avançar de fase, a Holanda tem sido criticada pelas atuações. Os 2×0 diante de Senegal não mostraram um bom jogo holandês na estreia, e mais uma vez o time ficou abaixo do esperado. Mesmo saindo na frente com um gol de Gakpo aos 5 minutos do primeiro tempo, o time só finalizou duas vezes durante todo o jogo. O lance do gol é apenas mais uma vez.
“Estamos frustrados. Poderíamos jogar bem melhor. Não mostramos tudo que temos. Isso não é bom. Não é a maneira que queremos jogar. Agora iremos cruzar com o Catar, um jogo importante que precisamos vencer para sermos os primeiros do grupo”. Disse o lateral holandês Dumfries após o jogo.
Do outro lado, o Equador mais uma vez fez uma boa partida e teve o artilheiro Enner Valencia marcando um gol. Aos 3 minutos da segunda etapa ele pegou o rebote do goleiro holandes e fez o gol que garantiu o empate sul-americano Com esse gol Enner é um entre apenas outros 3 atletas em toda história de Copa do Mundo a marcar 6 gols seguidos pela seleção dele (no caso do equatoriano 3 em 2014 e 3 neste Mundial). Os outros são Eusébio por Portugal em 1966, Paolo Rossi pela Itália em 1982 e Oleg Salenko pela Rússia em 1994. Valencia é o artilheiro do Mundial até aqui com 3 gols.
Além disso, o Equador teve um gol anulado no primeiro tempo. No final da primeira etapa, em jogada de escanteio, Estupinan desviou um chute de fora da área e a bola encontrou o caminho do gol. Mas com a revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento de um outro jogador, que não chega a tocar na bola, mas que estaria atrapalhando o campo de visão do goleiro holandês.
Na última rodada Equador e Senegal se enfrentam quase num mata-mata. Quem vencer avança de fase, em caso de empate o Equador vai para as oitavas.
Inglaterra 0x0 EUA
No último jogo do dia, Inglaterra e Estados Unidos fizeram uma partida bem fraca em emoção. Depois dos 6×2 na estreia, o time inglês decepcionou em uma partida muito apagada, com algumas boas jogadas individuais e um coletivo que pouco funcionou. Só oito finalizações em um xG de apenas 0,54.
Os EUA não fizeram uma partida tão boa também, mas foram melhores e deles se espera menos também. Com um chute na trave de Pullisic na primeira etapa, esteve até mais perto de vencer o jogo com este lance. No aspecto de xG, ficou com 0,61, um pouco à frente do time rival.
Uma curiosidade é que a Inglaterra nunca venceu os EUA em Copa do Mundo. Em três jogos perdeu o primeiro em 1950, numa das maiores zebras da história do futebol e empatou mais uma vez, além desta, em 2010 por 1×1.
Neste grupo EUA e Irã jogam na última rodada, quem vencer avança de fase, um empate pode classificar o Irã. A Inglaterra precisa apenas de um empate diante de Gales para avançar de fase.