Diário da Copa #8: Espanha e Alemanha fazem jogaço e mais zebras na competição
Agora com mais de uma semana de Copa a competição vai ganhando mais definições, mais bons jogos e zebras também:
Japão 0x1 Costa Rica
O primeiro jogo do dia já começou com uma zebra: A Costa Rica venceu o Japão. Talvez nem fosse tanto uma zebra antes de começar o mundial, mas os japoneses haviam vencido os alemães na estreia e os costarriquenhos haviam levado uma goleada de 7×0 da Espanha. Por conta deste contexto, o jogo ganhou esse caráter de zebra.
A partida teve uma forte retranca do time da América Central, totalmente concentrada na defesa e saindo muito pouco ao ataque. Na primeira etapa, a Costa Rica até teve mais a bola, mas não corria riscos atacando e não teve nenhuma chance de lado a lado. No segundo tempo o Japão ficou com a bola, os japoneses chegaram algumas vezes ao ataque.
Porém, aos 81′, já na parte final do jogo, a defesa japonesa se atrapalhou na saída de bola, a posse acabou no pé dos costarriquenhos com Fuller que arriscou o chute e contou com erro do goleiro Gonda na defesa. A bola caiu de mansinho dentro do gol para dar a vitória a Costa Rica. Sabe o “jogar por uma bola”? Foi assim que, na única chance que teve, fez o gol com o lateral direito e venceu o jogo.
Bélgica 0x2 Marrocos
Que a Bélgica não chega neste mundial com a mesma força de 2018, isso muita gente sabe, inclusive eles mesmos. Porém tem atuado muito mal nas partidas, e apesar de ainda ter chances de avançar fez outro jogo ruim e agora perdeu. Num resultado que pode ser considerado como zebra, mas onde Marrocos foi bem dominante e mereceu os 2×0.
Com gols de Saïss e Aboukhlal, ambos no segundo tempo, o time marroquino venceu e tem boas chances de avançar na competição. Nem a volta do belga Romelu Lukaku, que entrou durante a etapa final, melhorou a Bélgica. Pouco produtiva no ataque e correndo riscos na defesa. O jogo ainda teve um gol anulado pelo VAR marcado pelo time africano.
Croácia 4×1 Canadá
Alphonso Davies precisou de dois minutos para invadir a área da Croácia e fazer 1×0 em cabeceio certeiro. O veloz e faceiro Canadá começou incomodando demais os croatas, que demoraram um pouco para entender o jogo e começar a dominar a partida, mas quando aconteceu deu muito certo. Com boas trocas de passes, sobretudo pelo centro no meio da defesa canadense, foi encontrando os gols.
Kramaric duas vezes, Livaja e Majer fizeram os gols do 4×1. Fazendo valer o melhor conjunto da atual vice-campeão do mundo o resultado veio e os croatas agora lideram o grupo F com 4 pontos. Eles são seguidos de Marrocos com 4, da Bélgica com 3 e do Canadá, sem nenhum ponto e já eliminado. Na última rodada, Marrocos enfrenta o Canadá e a Bélgica a Croácia.
Vale destacar que apesar da derrota, e consequente eliminação na Copa, o Canadá se lembrará deste jogo como o do primeiro gol do país em mundiais. Alphonso Davies do Bayern de Munique fica marcado na história do país.
Espanha 1×1 Alemanha
Depois da derrota na primeira rodada para o Japão a Alemanha precisava muito se recuperar, corria o risco até de ser eliminada com uma derrota hoje caso o Japão tivesse vencido. Em campo Flick mexeu no meio, colocou o trio: Kimmich, Goretzka e Gundogan e procurou segurar um pouco mais o time espanhol, que vinha com a proposta de dominar a posse de bola e avançar em toques rápidos.
Na primeira etapa o jogo foi exatamente assim, com posse espanhola e quase gol de Olmo em chute de fora da área que exigiu uma defesa de Neuer e a bola ainda acertou o travessão. A Alemanha era mais direta no ataque, com passes precisos de Musiala e sem um camisa 9 fixo, procurava se movimentar para abrir espaços na defesa espanhola. Até conseguiu em alguns momentos, porém o goleiro Unai Simón, ia bem defendendo.
Na segunda etapa os gols saíram. Primeiro Alba apoiou pela esquerda e cruzou rasteiro para um desvio de Morata na primeira trave enganar Neuer e abrir o placar. Depois deste gol a Alemanha subia ao ataque com mais jogadores, a Espanha teve chances em contra-ataques e teve com Asensio uma ótima oportunidade, mas o atacante chutou por cima do gol.
Insistente no ataque, com Sané que entrou na etapa final, e Musiala muito bem, foi criando chances. Numa delas o camisa 14 ficou frente a frente de Unai, mas o goleiro levou a melhor. Depois, quando ele ia ficar mais uma vez na frente do goleiro, Fullkrug apareceu para finalizar com força e precisão e deixar tudo igual.
No duelo onde a Espanha dominou mais a bola, e a Alemanha levou mais perigo em menos oportunidades, o empate foi um resultado junto.
Na última rodada a Espanha chega com 4 pontos e na liderança do grupo, seguida do Japão com 3, assim como a Costa Rica; A Alemanha segue em último com um ponto. Mas com boas chances de avançar caso vença a Costa Rica.