EsportesNotícias

Diário da Copa #10: Argentina avança junto de Polônia no C, França de Austrália no D

Em mais um dia de Copa do Mundo mais algumas surpresas, ao mesmo tempo em que as favoritas Argentina e França passaram em primeiro lugar:

Grupo C
França 0x1 Tunísia

Já classificada, a França foi a campo com um time completo de reservas e não tão ligada assim no jogo. Do outro lado havia a esperança da Tunísia de vencer e se classificar, caso o outro duelo do grupo terminasse empatado.

Os africanos fizeram a parte deles. Fizeram um bom jogo e com gol de Khazri (que inclusive nasceu na França) venceram os franceses por 1×0. A França até teve a entrada de Mbappe, Griezmann, Dembele e outros titulares na segunda etapa, cresceu no jogo e ainda conseguiu balançar as redes. Porém o gol foi anulado por falta após revisão do VAR.

O outro jogo do grupo não foi favorável aos tunisianos, a vitória australiana eliminou o time africano, que apesar disso comemorou muito a vitória diante dos atuais campeões do mundo. Vale lembrar que a Tunísia foi um país colonizado pelos franceses, e a vitória dos africanos é só a quinta vez na história das Copas que o país que foi colonizado venceu o colonizador.

A França vai enfrentar a Polônia na próxima fase. 

Fifa.com

Austrália 1×0 Dinamarca

A Dinamarca chegou a Copa do Mundo com expectativa de fazer uma boa competição e ir longe. Porém não apresentou um bom futebol, marcou apenas um gol e foi eliminada na primeira fase com apenas um ponto conquistado. Diante da Austrália teve uma atuação fraca e perdeu por 1×0, gol de Leckie na segunda etapa em uma jogada de contra-ataque.

Depois de 16 anos os australianos conseguiram uma nova classificação para as oitavas de final. Na sexta participação em Mundiais, agora tentam a inédita classificação para as quartas. Vão enfrentar a Argentina.

Fifa.com

Grupo D
Polônia 0x2 Argentina

A Argentina assustou todos os argentinos depois da derrota na estreia diante da Arábia Saudita. Porém, se recuperou quando venceu o México por 2×0 na rodada anterior e ainda venceu na última rodada da primeira fase a Polônia e garantiu a vaga na próxima fase, em primeiro lugar no grupo. Fez diante dos poloneses o melhor jogo do Mundial até aqui, controlou a partida e venceu por 2×0 com autoridade.

Scaloni mudou o time, tirou Lautaro Martinez e Paredes, escalou Julian Alvarez e Enzo Fernández. Foi um time mais coeso que por pouco não abriu o placar na primeira etapa. Szczesny fez pênalti em Messi, o camisa 10 da argentina cobrou o pênalti, mas o goleiro polonês defendeu, foi a segunda penalidade defendida por ele nesta fase de grupos.

Fifa.com

Na segunda etapa o jogo argentino resultou em gols. MacAllister abriu o placar, Julian Alvarez fez 2×0. Alvarez, Messi, Lautaro Martinez ainda tiveram chance de fazer o terceiro, que não veio, e por conta disso classificou a Polônia em segundo lugar. Os poloneses em nenhum momento foram bem no jogo, e mesmo perdendo de 2×0 priorizaram a defesa para se garantir na próxima fase já que contavam com um saldo de gols melhor que os mexicanos que venceram a Arábia Saudita.

Classificados, a Argentina enfrenta a Austrália no sábado, a Polônia a França no domingo.

Fifa.com

Arábia Saudita 1×2 México

O México ainda tinha chance de avançar, mas para isso precisava vencer nesta última rodada e tirar uma diferença de 4 gols de saldo dos poloneses. Até chegou a empatar na quantidade de saldo quando fez 2×0 nos sauditas, porém ainda assim estavam sendo eliminados por conta de terem levado mais cartões amarelos que os poloneses e estarem empatados em todos os outros critérios de desempate.

No final do duelo, quando o México foi todo ao ataque em busca do terceiro gol, que lhe daria a vaga à próxima fase, a Arábia Saudita diminuiu e concretizou de vez a eliminação mexicana. Luis Chávez e Henry Martín fizeram pelo time mexiacano e Al-Dawsari pelos árabes. 

Fifa.com