EsportesNotícias

Diário da Copa #12: Brasil perde, mas avança em primeiro seguido da Suíça; vai enfrentar a Coreia do Sul, que avançou junto de Portugal

No último dia da fase de grupos teve muita história e surpresas também :

Grupo G
Brasil 0x1 Camarões

Já classificado, o Brasil foi a campo diante de Camarões com um time de reservas, apenas Fred e Militão entre os atletas que começaram jogando podem ser titulares nas oitavas de final (claro sem novas lesões neste período). Dentro de campo enfrentava uma seleção camaronês que ainda tinha chance de classificação, mas dependia de resultado no outro jogo do grupo. Uma vitória na Suíça, que foi o que aconteceu, já eliminava Camarões.

A Seleção Brasileira, jogando de azul, tentou no primeiro tempo muitas jogadas com o Rodrygo e outras com o Martinelli. O camisa 21 conseguia aparecer bem entrelinhas e criar boas chances. Já o camisa 26 pegava livre nas inversões e teve uma boa chance em cabeceio defendido pelo goleiro e um bom chute na parte final dos 45 minutos iniciais. Camarões apostava em contra-ataques e levou perigo com Mbeumo, que cabeceou firme para ótima defesa de Éderson. Essa foi só a primeira vez na Copa que uma finalização foi na direção do gol do Brasil.

Na segunda etapa o jogo brasileiro caiu um pouco de ritmo, as jogadas de mais perigo passaram a ser os cruzamentos, feitos pelos laterais e pontas. Em algumas oportunidades em escanteios, o Brasil teve 11 durante os 90 minutos.

Fifa.com

Alex Telles no início da etapa final saiu de campo com dores no joelho direito após um choque com o camaronês Andre-Frank Zambo. Fora de campo chorou bastante e passa a ser dúvida para o restante da competição. Marquinhos entrou no lugar dele já que Alex Sandro, o outro lateral-esquerdo convocado, está em recuperação de uma lesão no músculo do quadril esquerdo. 

Para a parte final do jogo entraram no Brasil: Pedro, Everton Ribeiro, Bruno Guimarães e Raphinha. O Brasil voltou a ganhar mais fôlego, mas ainda assim tinha dificuldade para finalizar bem as jogadas. Com Bremer assustou, com Bruno Guimarães teve algumas chances, mas ele foi mal e desperdiçou todas elas.

Do outro lado estava o time camaronês parando os principais ataques brasileiros em falta e buscando um contra-ataque para vencer o jogo. Aboubakar estava o tempo todo na frente do ataque esperando o momento que a bola fosse chegar em condições pra ele. Foram 98 minutos de partida, mas a bola chegou. Cruzamento de Mbekeli pela direita e cabeceio certeiro do camisa 10 no canto do goleiro Éderson.

Na comemoração ele tirou a camisa, fez toda a festa e claro levou um cartão amarelo. Mas como ele já tinha um cartão por matar um ataque brasileiro foi expulso. Mas saiu de campo feliz por ter marcado o gol da vitória.

Assim como França e Portugal, o Brasil usou os reservas por já estar classificado na última rodada e perdeu. Essa foi a primeira vez que a Seleção Brasileira perdeu para um time africano. Neste jogo a seleção tomou o primeiro gol na competição e perdeu também a invencibilidade.

Na próxima fase o Brasil enfrenta a Coreia da Sul, na segunda-feira. Mesmo com a derrota passou na primeira colocação do grupo. 

Fifa.com

Sérvia 2×3 Suíça

As duas seleções faziam uma partida quase de mata-mata, porque não era possível que as duas avançassem de fase, apenas uma. A Suíça já foi a campo em vantagem, por ter 3 pontos, enquanto a Sérvia tinha apenas um.

E foi um jogaço, cheio de gols e reviravoltas. No fim, a Suíça venceu a Sérvia por 3×2 e garantiu classificação como segunda colocada no Grupo G. Acabou ficando atrás do Brasil só no saldo de gols.

A partida teve os suíços saindo na frente com Shaqiri logo no início, mas Mitrovic e Vlahovic viraram o jogo. Ainda na primeira etapa veio o empate com Embolo. No segundo tempo, Freuler fez o terceiro gol que garantiu o time suíço nas oitavas de final.

Classificada em segundo lugar, a Suíça enfrenta Portugal na próxima fase.

Fifa.com

Grupo H
Uruguai 2×0 Gana

Depois de dois primeiros jogos ruins, na terceira partida Diego Alonso enfim colocou Arrascaeta no time titular mais Darwin Nunez e Luis Suárez na frente do ataque. Nessa nova formação o time Sul-Americano foi muito mais produtivo em campo que nos outros jogos, começou bem, criando chances e dominando o jogo. Com apenas um ponto no grupo precisava vencer Gana e contar com uma não vitória da Coreia do Sul para passar de fase sem depender de saldo de gols. O Uruguai entrou neste jogo com -2 de saldo e a Coreia com -1, além disso haviam dois gols marcados pelo coreano e nenhum uruguaio.

Apesar de estar melhor no jogo foi Gana quem teve a primeira grande chance de abrir o placar. Foi em um pênalti de Rochet em Kudus. Porém o goleiro se redimiu e defendeu a penalidade batida por André Ayew. Com o Uruguai sem ser vazado, o time manteve a confiança no jogo e um pouco depois abriu o placar. Arrascaeta completou no rebote do goleiro depois de chute de Suárez. Mais alguns minutos e outro gol do atleta do Flamengo. Ele recebeu pela esquerda e bateu firme para o dois a zero.

Fifa.com

O jogo estava tranquilo e com superioridade do Uruguai. Que sabia que do outro lado Portugal tinha aberto o placar e depois tinha o empate da Coreia, resultado que servia para os sul-americanos passarem de fase em segundo lugar no grupo. Só que tudo mudou quando aos 45 do segundo tempo Hwang Hee-Chan marcou pelos coreanos e o resultado classificava o time asiático.

A notícia chegou ao outro jogo, Suárez ficou desolado no banco de reservas (ele saiu durante o jogo) ao saber do resultado e o time celeste foi todo ao ataque, desesperado em busca do terceiro gol, que daria um saldo maior e classificaria os uruguaios, que estavam fora por conta de ter marcado menos gols na competição.

Antes disso, Darwin Núñez caiu dentro da área, o árbitro chegou a rever o lance pelo VAR, mas não marcou pênalti. Nos minutos finais, já na fase do desespero, foi Cavani quem foi derrubado na área e também não houve pênalti. Apesar de mais algumas tentativas o gol não veio e o Uruguai, apesar da vitória, está fora da Copa do Mundo.

Na última Copa o Uruguai havia sido eliminado nas quartas de final diante da França, em 2014 nas oitavas diante da Colômbia e em 2010 ficou com o terceiro lugar. A pior apresentação das últimas Copas acontece nesta com um time numa mescla de renovação e de jogadores da geração de Luis Suárez.  

Portugal 1×2 Coreia do Sul

Já classificada a seleção portuguesa precisava de um empate para ficar em primeiro do grupo e ainda ficava na primeira colocação caso Gana não vencesse. Foi com o time reserva em algumas posições e do outro lado a Coreia do Sul precisava vencer para passar de fase. Entrava nesse jogo com a mesma pontuação, mas com mais saldo de gols e gols marcados que o Uruguai.

O jogo já começou agitado e Ricardo Horta marcou para os portugueses, aos 4 minutos da primeira etapa. Depois Kim Young-Gwon empatou aos 16 minutos. No restante do duelo a partida seguiu bem equilibrada, com algumas chances de lado a lado e mais posse de bola portuguesa.

O gol da virada sul-coreana só foi vir mesmo aos 45 do segundo tempo. Com Hwang Hee-Chan recebendo passe de Son em contra-ataque e cara a cara com Diogo Costa fazer o segundo gol coreano.

A vitória coreana acabou primeiro que o jogo do Uruguai, então depois do duelo todo o time coreano e os torcedores no estádio ficaram de olho no restante da partida que importava a eles. Foram alguns minutos até a confirmação e a festa asiática pela classificação.

Esta é a terceira vez que a Coreia do Sul avança às oitavas de final da Copa do Mundo. Além de em 2002, quando a Copa foi no país deles, em 2010, na África do Sul. Em 2002 foram até a semifinal quando perderam pra Alemanha, em 2010 perderam nas oitavas justamente para o Uruguai. 

Na próxima fase Portugal vai enfrentar a Suíça, e a Coreia do Sul o Brasil. 

Fifa.com