EsportesNotícias

Diário da Copa #15: Brasil goleia Coréia do Sul e vai enfrentar a Croácia nas quarta, que eliminou o Japão

Hoje foi o dia do Brasil estrear no mata-mata, e foi muito bem, garantindo uma boa vitória e seguindo na competição

Brasil 4×1 Coreia do Sul

Com a volta de Neymar e Danilo, o Brasil voltou a ter quase o time titular da Copa, faltou apenas o lateral esquerdo Alex Sandro que machucado não pôde jogar. A escolha foi por Danilo na lateral esquerda e Militão como lateral direito. E dentro do jogo não demorou muito para o Brasil mostrar força. Já no 7º minuto, Raphinha atacou pela direita e cruzou até a segunda trave. Lá apareceu Vinicius Junior, livre, que teve muita calma para finalizar e abrir o placar.

O gol cedo ajudou a dar confiança ao Brasil e a desestruturar a Coréia, que buscava se fechar em 4-4-2 e não permitir que o Brasil atacasse pelo meio do ataque. Porém o Brasil usava bem os dois corredores do campo e foi encontrando espaços. Aos 13 minutos, Neymar ampliou. Depois de pênalti sofrido por Richarlison, o camisa 10 brasileiro bateu com categoria e ampliou o placar.

Fifa.com

Aos 29 minutos, uma boa tabelinha de Richarlison com Marquinhos e Thiago Silva, o camisa 9 apareceu na frente do gol e fez o terceiro. Ainda teve tempo do quarto gol, aos 35 minutos, num contra-ataque, cruzamento de Vinícius Júnior para o centro e finalização de Paquetá completando o placar de 4×0.

Com a larga vantagem, o Brasil voltou ao segundo tempo sem o mesmo ritmo, deixando mais a bola com o adversário e buscando contra-ataques. Teve boas oportunidades de fazer o quinto, mas não definiu bem as jogadas e não conseguiu marcar mais um. Cedeu chances à Coréia na etapa final, que com Paik, diminuiu. De fora da área ele acertou um forte chute, sem chance para a defesa do goleiro Alisson.

Militão e Danilo saíram do jogo durante a etapa final, Tite já priorizou poupar quem estava voltando de lesão ou com um cartão amarelo. Nas laterais o treinador brasileiro tem jogadores machucados e cuida para que não sofra com mais problemas no setor. Neymar também saiu, ele voltava de uma lesão no tornozelo.

Em determinado minuto da etapa final, Tite colocou Weverton em campo, no lugar de Alisson. Com a entrada dele, o Brasil usou o 26º atleta em campo, foi a primeira seleção a usar tantos jogadores numa Copa do Mundo. A edição atual foi a primeira em que a Fifa liberou 26 convocados.

Com a classificação, o Brasil agora enfrenta a Croácia nas quartas de final. O jogo é na próxima sexta-feira, 9, às 12h.

Fifa.com

Japão 1(1×3)1 Croácia

O Japão chegou como surpresa da Copa ao passar em primeiro lugar no grupo com Espanha e Alemanha, inclusive vencendo os dois. Diante da Croácia, complicou também e saiu na frente com o gol de Maeda na primeira etapa. A Croácia reagiu e conseguiu o empate com Perisic de cabeça na segunda etapa.

Depois o jogo foi se estendendo no empate e indo até a prorrogação, que não resolveu também e levou a decisão para as penalidades. Nelas, o goleiro croata Livakovic brilhou. Com três defesas em quatro pênaltis batidos pelos japoneses garantiu a classificação croata que acertou três penalidades.

A Croácia avança às quartas de final e enfrentará o Brasil.

Fifa.com