EsportesNotícias

Diário da Copa #16: Marrocos surpreende e bate Espanha, Portugal goleia a Suíça

Hoje o dia foi de surpresas, uma delas pelo time que avançou, a outra pelo placar da partida

Espanha 0 (0x3) 0 Marrocos

A Espanha tinha um adversário complicado pela frente, a seleção marroquina que ficou em primeiro no grupo F e ainda não tinha perdido na Copa. O ponto forte da equipe é a velocidade de contra-ataques e a forte defesa, sempre bem encaixada e organizada.

A Espanha, que já costuma ter muita posse de bola e usa ela tanto para atacar como para controlar o jogo, apostou nisso. A questão é que, preocupado em não dar contra-ataques procurou sempre passes mais seguros e ao mesmo tempo criava poucas chances por arriscar pouco e ser lenta na troca. Na primeira etapa finalizou apenas uma vez no gol. No segundo tempo e conforme o jogo foi passando foi se arriscando mais, foi tentando outros tipos de jogadas e criou algumas chances melhores. 

O time marroquino se fechava muito bem em um espaço pequeno do campo, com todos os jogadores muito próximos e quase nenhum espaço para o time espanhol aproveitar. Levando sempre a melhor em divididas e afastando bem todos os perigos.

Fifa.com

Neste cenário o jogo foi para a prorrogação, nela cada seleção teve uma grande chance de gol. Marrocos num contra-ataque onde Cheddira ficou na cara do gol e chutou em cima de Unaí Simon. A Espanha chegou a acertar a trave no final do segundo tempo da prorrogação. Sarabia chutou pela direita após um cruzamento na área e viu a bola acertar a trave.

Vieram os pênaltis. Marrocos começou e já saiu na frente com Sabiri. Então Sarabia, que por pouco não tinha feito na fase final do jogo, parou mais uma vez na trave (ele ainda entrou no jogo também para bater pênalti). Ziyech fez 2×0, depois foi a vez do goleiro Bono virar o herói da partida. Ele defendeu o pênalti de Soler e também de Sergio Busquets. Benoun ainda perdeu um pênalti que poderia encerrar a disputa, que terminou em definitivo com uma cavadinha de Hakimi e a classificação marroquina.

O resultado é histórico para Marrocos. Que além de avançar pela primeira vez a uma fase de quartas de final de Copa, eliminou uma campeã do mundo. O time marroquinho fez por onde com um time mega organizado e boas referências com: Bono, Hakimi, Saiss, Mazraoui e Ziyech. Feito enorme de um país que comemorou demais a classificação. 

A Espanha decepcionou mais uma vez. Como na Copa de 2018, quando perdeu também nos pênaltis nas oitavas de final para a Rússia. Agora com essa eliminação passou a ser o país com mais derrotas nos pênaltis na Copa do Mundo do que qualquer outra nação com 4 derrotas. A geração de jovens como: Pedri, Gavi, Ansu Fati, Olmo… terá que brilhar em outra Copa do Mundo.

Marrocos vai enfrentar Portugal. 

Fifa.com

Portugal 6×1 Suíça

O técnico Fernando Santos surpreendeu na escalação, o craque Cristiano Ronaldo ficou no banco e Gonçalo Ramos foi o titular no lugar dele. A escolha no final foi acertadíssima, com 17 minutos ele recebeu o passe de João Félix dentro da área e fez 1×0 num chute potente de esquerda. Ele não só abriu o placar como fez mais dois gols, um hat-trick numa goleada que terminou em 6×1.

Pepe fez o segundo de cabeça ainda na primeira etapa em jogada de escanteio. Na segunda etapa vieram os outros gols, com Gonçalo no terceiro, Guerreiro o quarto. Akanji diminuiu pelos suíços, até Gonçalo fechar o hat-trick e no final Rafael Leão fechar a goleada com um lindo gol em chute colocado. Cristiano Ronaldo chegou a entrar na segunda etapa e marcou um gol que foi anulado por impedimento.

Fifa.com

A Suíça que tem o jogo marcado por uma forte defesa, acabou cedendo espaços demais no duelo e sucumbiu diante de um time português avassalador.

Portugal vai enfrentar Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis. Os outros jogos das quartas são Brasil x Croácia, Holanda x Argentina do outro lado da chave. De Inglaterra x França sai o adversário do duelo entre portugueses e marroquinos. 

Fifa.com