CulturaEducação

Causadoria se inspira em iniciativas positivas para fomentar projetos com causa

A “Causadoria –  Incubadora de Projetos Criativos com Causa” é um negócio social que nasceu a partir da experiência positiva do “Entrando em Cena no Mundo”, projeto do Instituto Entrando em Cena que que tinha como objetivo formar jovens empreendedores sociais e incentivar a criação e implementação de projetos transformadores.

Cerca de 200 jovens participaram das sete edições do “Entrando em Cena no Mundo”, realizadas em Bragança Paulista e Atibaia, entre 2013 e 2021. Durante este período, mais de 50 projetos socioculturais foram elaborados e escritos, e em torno  de 25 deles saíram do papel e foram realizados.                                                                         

Entre os projetos implementados está o “Só um Tapinha?”, de Jaqueline Souza, que foi o 3º colocado na 1ª edição do Entrando em Cena no Mundo, em 2013. Com apenas 14 anos, ela chegou decidida a criar um projeto que combatesse a violência contra a mulher e o implantou, por meio de uma proposta que visava a conscientização de jovens sobre o tema, na escola em que estudava. Anos depois, a iniciativa de Jaqueline foi selecionada pelo “Fundo Fale sem Medo”, do Instituto Avon.

Outras iniciativas de sucesso que surgiram no “Entrando em Cena no Mundo” estão ligadas ao movimento Hip Hop. Também em 2013, Walex Moreira, Davis Xavier e Eduardo Reis foram premiados pelo projeto Flavor Street. No ano seguinte o festival, que uniu diversas linguagens do movimento, aconteceu com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Já em 2015, Mano Tanque e Welton Resende Souto também foram premiados pelo “Entrando em Cena no Mundo” com o projeto DiRaiz Hip Hop, que propunha realizar oficinas de rap e grafite em uma escola, com a proposta de utilizar as linguagens do movimento como ferramentas de inclusão sociocultural e empoderamento do jovem. 

Posteriormente, Mano Tanque foi convidado a atuar como oficineiro em novos projetos criados por jovens dentro do próprio “Entrando em Cena no Mundo”, expandindo a atuação do hip hop nas escolas. O projeto DiRaiz continua ativo e já realizou inúmeros shows e batalha de rimas em Bragança Paulista e região. 

A última edição do “Entrando em Cena no Mundo” aconteceu em 2021, na E.E. PEI Profª Mathilde Teixeira de Moraes, escola que abrigou três edições do projeto. Em 2016, os alunos do 9º ano criaram o projeto Grafite em Cena, com o objetivo de ressignificar a pichação, e além de realizar diversas oficinas também ligadas ao Hip Hop, culminou na pintura de um grande mural de grafite na entrada da escola com desenhos criados e grafitados pelos próprios alunos.

Já a  edição mais recente foi realizada como disciplina eletiva, e o resultado final do processo foi a criação do projeto “A violência por trás das máscaras”, que tinha como objetivo proporcionar reflexões relacionadas às diversas violências vivenciadas pelos jovens na sociedade, por meio de oficinas e manifestações artísticas, campanha nas mídias sociais, e podcast.


A escola Mathilde também foi uma das primeiras a receber, gratuitamente e para para todos os seus educadores, a jornada multimídia “Causando na Educação”, primeiro projeto da Causadoria que tem como propósito formar multiplicadores de incubadoras de projetos criativos com causa, e será lançado em breve..

Se você se inspirou por esses projetos e também quer causar com causa, conheça mais sobre a  Causadoria pelo site  http://causadoria.com.br/ ou instagram: @causadoria