AtibaiaEventos

Vice-presidente participa de congresso de santas casas em Atibaia

No encerramento do maior evento de saúde filantrópica do país, Geraldo Alckmin firma apoio para avanço de projeto que reajusta a tabela SUS

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira (27) do encerramento do 32º Congresso Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp, em Atibaia. Considerado o maior evento de saúde filantrópica do país, o congresso reuniu presidentes, provedores, diretores e administradores de Santas Casas e Hospitais Beneficentes de todo estado.

Em seu discurso, o vice-presidente elencou as ações previstas pelo governo federal para melhorar o trabalho das Santas Casas e firmou apoio para aprovação do Projeto de Lei 1435/22, que prevê revisão anual da tabela do SUS. A tabela de remuneração dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustada há duas décadas, o que impacta na manutenção do atendimento prestado pelas Santas Casas e intensifica ainda mais a histórica dificuldade financeira enfrentada por essas entidades, responsáveis por atender a 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade do SUS. O projeto é de autoria do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antonio Brito.

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, também esteve presente no evento, representando o governador Tarcísio de Freitas. Ele enfatizou a parceria do estado com os hospitais filantrópicos no projeto de regionalização da saúde, importante para o gerenciamento das filas do CROSS (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Outras autoridades presentes foram o secretário-executivo da Secretaria estadual de Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane, e o desembargador e ex-presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ivan Sartori.

“É urgente que os governos federal e estadual revisem as políticas de financiamento dos hospitais, sobretudo as santas casas. Neste evento, além de defender o reajuste da tabela SUS, tivemos a oportunidade de reivindicar ao vice-presidente o investimento na construção e custeio do hospital regional”, reforçou a secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini, que também participou do Congresso Fehosp.

Abordando o tema “Saúde Filantrópica: Assumindo papel de protagonista, construindo novas políticas”, a 32ª edição do Congresso Fehosp aconteceu de 24 a 27 de abril no Tauá Resort & Convention Atibaia e contou com mais de 50 palestras, divididas em 80 horas de congresso, além de programação especial em fóruns técnicos com participação de grandes personalidades do setor da saúde.