Atibaia reúne autoridades de Assistência Social visando a Conferência Municipal
Tema deste ano é “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”
Atibaia recebeu na terça-feira, 16 de maio, o Conselho Estadual de Assistência Social e o Fórum Nacional de Conselhos de Assistência Social. Estiveram presentes no SEST/SENAT, no bairro Caetetuba, 23 municípios da região para discutir a Conferência Municipal de Assistência Social, que em Atibaia vai ocorrer em 21 de julho.
O tema deste ano é “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, com cinco eixos de trabalho: financiamento; controle social; serviços programas e projetos; benefício e transferência de renda e articulação entre os segmentos.
As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS. São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
A partir da convocação conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), inicia-se a organização do Processo Conferencial que tem como etapas iniciais as Conferências Municipais, seguidas das Conferências Estaduais e concluindo com a 13ª Conferência Nacional de Assistência, em Brasília.