Casa Viva recebe o show “Eletroxote e Outros Choques” neste sábado, às 21h
Cantora Ieda Cruz ministra também oficina de canto gratuita às 10h
A Casa Viva Piracaia recebe no sábado (27), às 21h, o show Eletroxote e Outros Choques. O espetáculo, criado a partir do álbum homônimo das cantoras, instrumentistas e compositoras Ieda Cruz e Joana Flor, foi lançado em agosto de 2019 e conta com músicas autorais permeadas pela música regional, pop e eletrônica.
As artistas unem a leitura de tradicionais elementos rítmicos típicos da música do norte e nordeste – o xote, o baião, o ijexá e o carimbó – às texturas e sonoridades obtidas através da programação eletrônica de batidas, loops e samplers; somados à instrumentação comum característica de conjuntos de música popular (violão, guitarra elétrica, baixo, bateria, teclados e percussões).
Uma carioca e outra paulista da mesma geração, suas trajetórias musicais transitam por influências comuns como a soulmusic, o blues, o jazz e a MPB, mas encontraram na sonoridade dançante da guitarrada e do tecnobrega – terreno até então inexplorado por elas – a inspiração que mais contribuiu para as escolhas estéticas deste novo trabalho. O resultado foi a gravação de Eletroxote e Outros Choques, um álbum de canções autorais e inéditas permeado pela música regional, pop e eletrônica.
A banda formada por mulheres e uma pessoa não-binária (Ieda Cruz, Joana Flor, Carla Key e Mey Fogari) interpreta as músicas que compõem o disco além de outras inéditas das “cantautoras”. Eletroxote e Outros Choques foi contemplado pelo edital FICC – Fundo de investimentos culturais de Campinas com gravação de CD em 2018 e também pelo PROAC 16/2023 (circulação de espetáculo musical).
O evento é por ordem de chegada e custa 15 reais.
Sobre as artistas:
Ieda Cruz é compositora e intérprete, circense e violonista, levando anos de experiências como com as bandas Nêga Madame, Muamba de Quizumba e de grupos de circo-teatro como grupo Ares, Acrobático Fratelli e ParaladosanjoS.
Joana Flor é cantora, compositora e multi-instrumentista, poetisa e filósofa, faz trilhas e direção musicais para teatro e dança. Carioca “paulistana, criou o trio “Joana Flor e seus dois maridos” que se apresentou em diversas cidades de São Paulo e Porto Alegre.
Antes disso, às 10h da manhã, no mesmo espaço cultural, a cantora Ieda Cruz ministra a oficina gratuita “Técnica e Expressão Vocal”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: zumbidocultural@gmail.com com o título ‘Oficina Piracaia’. Deve-se colocar nome completo e telefone para contato.
A imagem é de Juliana Hilal.