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População de Atibaia tem Ouvidoria SUS como aliada na melhoria na área da Saúde

Canal conta com WhatsApp, telefone e e-mail, sendo o principal meio disponibilizado pela Prefeitura aos usuários para o registro de demandas envolvendo a Saúde

Quem utiliza a rede pública municipal de saúde em Atibaia conta com uma ferramenta essencial para a melhoria dos serviços prestados nesta área na cidade: a Ouvidoria SUS, responsável por receber demandas dos usuários quanto ao atendimento ofertado nos equipamentos de saúde mantidos pela Prefeitura. Para se ter uma ideia da importância desse canal de atendimento ao munícipe, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 400 demandas, entre solicitações, reclamações, sugestões, informações, denúncias e elogios, foram registradas pela Ouvidoria SUS em Atibaia.

É importante esclarecer que para o registro de demandas relacionadas à rede pública municipal de saúde os usuários podem recorrer tanto à Ouvidoria SUS (preferencialmente) quanto à Ouvidoria Geral do Município, já que a Ouvidoria Geral, ao receber qualquer demanda referente à Saúde, encaminhará o assunto para andamento na Ouvidoria SUS. O canal da Saúde concentra todas as informações coletadas entre os cidadãos do município referentes à área, organizando os dados para analisar e entender quais as ações necessárias para o bem comum dos usuários do serviço e dos servidores.

Por meio das ouvidorias, sobretudo a Ouvidoria SUS, o munícipe pode registrar: solicitações, como requisição de atendimento ou acesso às ações e aos serviços de saúde; perguntas, como instrução ou direcionamento relacionado à rede de saúde; elogios, como demonstrações de satisfação ou agradecimento por um serviço prestado pelo SUS; denúncias, como indicações de irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública de saúde; reclamações, como relatos de insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde; e ainda sugestões, como uma proposta de ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde.

“Esse canal entre o Poder Público e os munícipes proporciona uma relação construtiva, com o usuário dos serviços públicos sendo um agente participativo do governo, influenciando no desenvolvimento da cidade ao defender os seus direitos e reivindicar que a Administração Municipal mantenha o serviço de qualidade que vem sendo ofertado”, salienta a secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini.

“A Ouvidoria SUS é o canal oficial da gestão municipal para assuntos da Saúde, portanto o meio mais eficaz para que a população solicite ajustes que julgue necessários no serviço prestado pela Prefeitura nesta área”, ressalta a ouvidora da Saúde, Jéssica Faquim.

Vale lembrar que ao entrar em contato com a Ouvidoria SUS para registrar qualquer demanda não é obrigatório se identificar, ou seja, há a opção de registrar uma demanda de forma anônima, sem fornecimento de dados pessoais, impossibilitando um novo contato da Ouvidoria – que também assume o compromisso de manter em sigilo os dados de quem queira se identificar e manifeste o interesse de que sua identidade seja resguardada.

O atendimento da Ouvidoria SUS é realizado pelos telefones (11) 4414-3344 (que também atende pelo WhatsApp) e (11) 4414-2153, pelo e-mail ouvidoriasus@atibaia.sp.gov.br , ou presencialmente na Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica.