Um paraíso gastronômico e cultural no interior de São Paulo
Piracaia compõe o circuito de Serras e Águas, com cachoeiras e belas paisagens montanhosas
Guilherme Ramos Santos
Fundada em 16 de junho de 1817 por Dona Leonor de Oliveira Franco e seus filhos, o município de Piracaia completou 206 anos de história. Conhecida inicialmente como Santo Antônio da Cachoeira, a cidade passou, em 1906, através da Lei Estadual 997, a se chamar Piracaia, nome que conhecemos até hoje.
Cercada de muito verde, Piracaia compõe o circuito de Serras e Águas, com cachoeiras e belas paisagens montanhosas, além de lindas obras arquitetônicas, como igrejas e casarões com mais de 100 anos de existência que conservam a fisionomia urbana do início do século passado.
Inaugurada em 1891, a Igreja de Santo Antônio da Cachoeira, a igreja Matriz, é um dos pontos de maior destaque. Com suas paredes de taipa e sua frente original, traz no teto os rostos de todos os 266 Papas, desde São Pedro, o primeiro, até o atual, o Papa Francisco. Segundo a prefeitura da cidade, apenas Basílica de São Paulo, no Vaticano, possui uma obra semelhante.
Ainda existem outras duas igrejas na cidade, a de Nossa Senhora do Rosário, uma linda e muito antiga construção feita por escravos, e a igreja Santa Cruz do Leopoldo, uma pequena capela dedicada às almas.
Outro ponto interessante do município é o Santo Cruzeiro: um crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto da cidade. Para alcançá-lo existem duas opções: subir de carro ou enfrentar uma escadaria de 590 degraus. Antes da subida ainda temos a gruta de Nossa Senhora Aparecida, local bastante visitado por andarilhos e romarias que seguem sentido Aparecida do Norte.
O turismo gastronômico é um ponto que vem dando saltos na cidade. Além de ótimas pingas, a cidade hoje conhecida como a “Capital da truta” – por ser a maior exportadora da espécie no estado de São Paulo, segundo o IBGE –, se destaca por pratos preparados através do peixe.
Desde 2021 a Prefeitura de Piracaia passou a realizar o Festival Gastronômico da Truta. O evento nasceu com o objetivo de promover, divulgar e valorizar a gastronomia da cidade, enriquecendo o município no aspecto econômico, social, cultural e turístico. Com isso, diversos bares e restaurantes passaram a servir de porções e petiscos até pratos mais sofisticados com base na truta.
O comerciante e presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico de Piracaia, Raniel de Lima, é um dos participantes do festival. “Nós participamos do festival da truta desde o início, quando surgiu a ideia, lá no começo. Foi uma iniciativa para tentar deixar nossa cidade em evidência e, com isso, atrair mais turistas”, afirma.
Raniel disse ainda que o turismo é um grande aliado da gastronomia. “As duas coisas estão muito conectadas, não tem como esconder. Os maiores beneficiados disso tudo são os comerciantes locais e os moradores da cidade, que ampliam a sua área de trabalho, muitas vezes se especializando para poder dar o melhor atendimento possível nos estabelecimentos”. E complementa: “nossas vendas aumentam em média de 30% nos meses de agosto e setembro, quando é realizado o festival.”
O município de Piracaia, situado a menos de 100 km de São Paulo, é o lugar ideal para viagens e passeios em família, principalmente para os que buscam fugir das cidades grandes e que vão atrás de um clima agradável, uma linda paisagem, comidas típicas e pessoas de bem.
O Correio de Atibaia publica uma série de matérias produzidas por alunos de jornalismo da UNIFAAT durante o primeiro semestre de 2023, coordenadas por professores titulares do curso como parte da avaliação de suas disciplinas.
Esta matéria foi produzida sob orientação do professor Osni Dias e compreende discussão de pauta, reportagem, redação, revisão e a publicação. Desejamos sucesso aos futuros jornalistas e boa leitura a todos.