AtibaiaCulturaDiversidadeExclusivasNotícias

2º Festival Literário de Atibaia terá Sarau InVersos Periféricos no Caetetuba

Evento vai trazer representante do RAP Nacional e show de grupo musical da cidade

Neste sábado (12), das 14h às 18h, acontecerá no Complexo Santa Clara o Sarau InVersos Periféricos, como programação do 2º Festival Literário de Atibaia. O evento contará com Oficina de Rima, Varal de Poesias e microfone aberto no Sarau para escritores, autores, músicos e interessados apresentarem, declamarem poesias e versos e disseminarem ideias.

O convidado especial – representante do RAP Nacional, Felipe Mensageiro, do grupo Mensageiros da Profecia – estará compartilhando conhecimento ministrando a Oficina de Rima. O evento também conta outros outros nomes de peso: o grupo Fratelli la Máfia de Atibaia, Geovani Doratiotto – para falar sobre de literatura periférica – e Tony Santos, compartilhando sobre a rima na música negra, em especial as rimas do Samba e RAP.

O evento pretende promover a visibilidade artística-literária-cultural de artistas periféricos locais a partir do reconhecimento do papel que a poesia, a rima e a música representam nas narrativas sociais e no discurso político das produções musicais de cultura periférica. Utilizando o RAP e as rimas como ferramenta de transformação social infanto-juvenil periférico para desmistificação da literatura como espaço elitizado, e ressignificar como a expressão autônoma e protagonista, a ação permite a possibilidade da juventude contar suas próprias narrativas de forma independente.

O projeto produzido por Raquel Silva e Pj Ramon foi selecionado por edital da Prefeitura de Atibaia como uma oficina para compor o 2° Festival Literário da cidade. A proponente e produtora cultural Raquel Silva conta que “o projeto InVersos Periféricos foi idealizado depois da repercussão que teve o clipe da Cypher Grito do Interior que contou com 11 MCs da cidade. Após o recebimento de vários vídeos, áudios e feedbacks de crianças cantando partes da música com foco na autoestima do povo preto, resistência e orgulho negro, surgiu a iniciativa de oficina de rima e inserção de crianças, jovens e adultos no universo literário a partir da rima”. Além disso, Pj Ramon, músico, produtor musical e cultural, indica que a proposta “foi feita para ser realizada nos bairros periféricos porque a ideia principal é de levar cultura e literatura para a criançada e pros jovens para além do centro”.

Assim, o projeto e o espaço dialogam com o público e com a cidade de Atibaia, que carece de eventos onde os próprios munícipes expõem suas artes e se desenvolvem através delas, além da troca de experiências que esses eventos proporcionam e o lazer.

Ficou interessado? Confira a programação e informações do Sarau InVersos Periféricos:

Programação
14h – Abertura do evento
14h30 – Oficina de Rima com Felipe Mensageiro na sala UNEAfro.
15h30 às 18h – Sarau InVersos Periféricos com apresentação do grupo Fratelli la Máfia.

A atividade Varal de Poesias ocorrerá durante todo o evento. Para expor poesias e versos no Varal de Poesias, basta comparecer no evento pois haverá material disponível no local. Os interessados em realizar a inscrição prévia na Oficina de Rima podem se inscrever a partir do formulário online neste link ( https://forms.gle/z5BF8aXtS8pD9mcq9). Será possível fazer inscrição no evento. Gostaria de ter seu texto, verso, poesia e trabalho publicado? A equipe disponibilizá uma lista aberta aos interessados em enviar conteúdo autoral próprio para a produção futura do livro InVersos Periféricos. Basta informar seu interesse e informações de contato para a equipe no dia do Evento.

O evento é gratuito e aberto a todas as idades. Ressalta-se que haverá crianças participando ou divertindo-se no local. Para saber mais sobre a cypher Grito do Interior, acesse no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ABSIiJFbQN4

A Coluna Dialetos é publicada regularmente no Correio de Atibaia.