Treinadora do Bragantino Rosana Augusto avalia pausa e projeta últimas rodadas do Paulistão Feminino
Após a disputa da Copa do Mundo Feminina, as principais competições da modalidade estão de volta. Pelo Paulistão, nesta quinta-feira o Red Bull Bragantino recebe o São José, às 17h, para iniciar as três rodadas restantes e buscar uma vaga nas semifinais.
Rosana Augusto, a treinadora do Massa Bruta, falou à reportagem sobre a preparação e apontou os principais pontos trabalhados com o elenco:
“O calendário mais congestionado propicia o ganho da competitividade e também da aquisição na parte mais estratégica. Por outro lado, quando não se tem um calendário tão congestionado, se ganha muito em parte técnica, de táticas individual e grupal com as atletas. E foi exatamente isso o que eu priorizei, o desenvolvimento individual de cada atleta para que ela consiga transferir para uma parte mais coletiva, somando a isso a parte estratégica para quando iniciarem as competições novamente ” – explanou Rosana.
Após conquistar o título do Brasileirão A2 e o acesso à elite do Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino seguiu na disputa do Paulistão. A última partida foi há 55 dias, em 29 de junho, quando venceu a Ferroviária por 1 a 0. Para Rosana, longas pausas no calendário trazem mais pontos negativos do que positivos, conforme discorreu:
“Eu acredito que uma pausa muito longa no calendário tem mais coisas negativas do que positivas. Começando pelas positivas, é interessante que as atletas tenham um descanso físico e mental depois de uma longa sequência de jogos. Em contrapartida, você perde um pouco do que se estava fazendo e a competição é, de fato, o que mais enriquece o desenvolvimento das atletas. E ficou um período muito grande para estimular nos treinamentos, mas que não se transfere para as competições e isso para mim é algo bem negativo” – relatou a treinadora.
Atualmente em 7º lugar com 13 pontos e mais 9 em disputa, o Bragantino tem chances de classificar às semis do Paulistão, porém depende de combinação de resultados. Para os times entre a 5ª e a 8ª colocação, o regulamento prevê a participação na Copa Paulista, com semifinal e final. No ano passado, inclusive, as Bragantinas foram finalistas da Copa Paulista, perdendo o título para o Corinthians. A treinadora falou sobre os objetivos nesta fase final:
“O nosso desejo, sem dúvidas, é classificar para a semifinal do Paulista. Claro que dependemos de outros resultados, mas a ideia é que façamos bem a nossa parte e, se coincidirem os resultados que a gente espera que aconteçam, ficaremos muito felizes. Caso não, estamos preparadas para fazer uma boa Copa Paulista e tentar disputar esse título que para a gente também seria de grande valia ” – finalizou Rosana.