Corinthians vira contra Ferroviária e conquista penta do Campeonato Brasileiro feminino
Neste domingo (10), o Corinthians conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino, quando venceu a Ferroviária por 2×1 no segundo jogo da final. A partida foi na Neo Química Arena, em São Paulo, no jogo que marcou o recorde continental de maior público do futebol feminino de clubes, com 42.556 pessoas. Mylena abriu o placar pelo Ferrinha; Jheniffer e Tamires viraram pelo Timão e garantiram o 4º Brasileiro seguido do clube e o 5º na história.
O jogo teve a Ferroviaria saindo na frente com já aos 9 minutos. Numa jogada pela esquerda do ataque da ferrinha Laryh cruzou no meio da área para a entrada de Mylena Carioca. A atacante desviou de leve, o suficiente para tirar do caminho da goleira Lelê e colocar o time do interior na frente na final. Jogando com o mesmo esquema da partida de ida, o 5-4-1, a Ferróviaria baixava as linhas e dificultava a partida para o Timão.
Vendo o jogo complicado, Arthur Elias mudou a equipe e colocou Gabi Portillo na equipe, puxando também o time mais para o lado do campo com objetivo de criar mais por esse setor e começar a levar mais perigo a defesa rival. O primeiro gol veio ainda na primeira etapa, quando na bola parada Jheniffer cabeceou para fazer o gol de empate no final da primeira etapa, 42′.
No segundo tempo o Corinthians foi melhor e criou mais chances, na base de chegadas pelo lado e também roubando bolas no campo de ataque. Foi assim que saiu o gol do título. Milene roubou a bola na direita e avançou até a linha lateral da área. Dali cruzou para Tamires chegar pelo meio da área e desviar com o pé esquerdo de primeira. A bola entrou no canto direito do gol para a alaegria da torcida corintiana.
O gol foi aos 12 minutos da etapa final, ainda tinha muito jogo e a Ferroviária teve chances do empate, Jéssica de Lima, a treinadora da Ferrinha colocou a jovem Aline Gomes, grande destaque da equipe no jogo e passou a se arriscar mais. Isso também gerou chances ao Timão, que teve até mais chances de fazer o 3º que o time do interior empatar, as brabas pararam nas boas defesas da goleira Luciana. Ainda assim, nos acréscimos, a bola bateu no travessão de Lelê depois de cobrança de escanteio.
A final marcou também oo último de Arthur Elias como treinador do Corinthians na Neo Química Arena. Agora técnico da seleção brasileira feminina, que já inclusive fez a convocação da equipe, disputa a Libertadores pelo Timão na Colômbia antes do adeus definitiv. No Corinthians desde 2016, já conquistou14 títulos.
Lista dos clubes campeões do Brasileirão Feminino:
- 2023 – Corinthians
- 2022 – Corinthians
- 2021 – Corinthians
- 2020 – Corinthians
- 2019 – Ferroviária-SP
- 2018 – Corinthians
- 2017 – Santos
- 2016 – Flamengo
- 2015 – Rio Preto-SP
- 2014 – Ferroviária-SP
- 2013 – Centro Olímpico-SP