Atibaia realiza a VII Conferência Municipal de Cultura entre 13 e 15 de outubro
Sob coordenação da Prefeitura e do Conselho de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT), encontro acontecerá no Sest Senat
A Prefeitura de Atibaia e o Conselho de Políticas Culturais de Atibaia (COMPOCAT) realizam nos dias 13, 14 e 15 de outubro a VII Conferência Municipal de Cultura, espaço aberto à participação popular que busca engajar população, fazedores de cultura, artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas no debate acerca das políticas públicas do município. A iniciativa acontece no auditório do Sest Senat (Rua das Juçaras, nº 110, Jd. das Palmeiras), com inscrições antecipadas via formulário on-line, disponível no LINK, ou presencialmente, durante a realização do encontro.
Visando a constituição de um ambiente que valorize a diversidade de expressões e o pluralismo de opiniões, capaz de promover a identidade e a diversidade culturais, além de garantir transversalidade ao debate, as propostas e discussões foram organizadas em torno de seis eixos temáticos:
- Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
- Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
- Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
- Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e
Acessibilidade na Política Cultural; - Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Cada eixo temático possui um mediador designado pela coordenação da Conferência de Cultura e será discutido em um Grupo de Trabalho (GT). Os dias e horários de cada GT estão disponíveis na programação, aberta à participação de qualquer cidadão com mais de 16 anos, representantes dos poderes públicos, sociedade civil e entidades que residam, tenham sede ou atuem no município. Os resultados dos debates serão apresentados pelos GTs na plenária final, etapa em que os participantes da conferência farão a apreciação das propostas e poderão levantar destaques, observações e questionamentos.
Importante instância de participação social, a conferência possibilita ao poder público orientar o debate e a coleta de demandas e propostas fundamentadas nos eixos temáticos estabelecidos pelo Ministério da Cultura. A participação no encontro garante que as demandas locais sejam validadas nas etapas estaduais e federais, espaço concreto de voz nas decisões de políticas públicas culturais.
A iniciativa também busca fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos, pesquisadores e ativistas culturais.
Confira a programação:
VII Conferência Municipal de Cultura
Dia 13 – sexta-feira
18h – Credenciamento
18h30 – Abertura
Palestra: “Participação Social e Sistema Nacional de Cultura – a Importância da Construção de Políticas Culturais”, com Ana Mesquita
Dia 14 – sábado (credenciamento)
Manhã, Abertura
Das 9h às 12h:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (mediação Ana Mesquita)
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social (mediação Neri Camomila)
Tarde – das 14h30 às 17h30:
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (mediação Ana Mesquita)
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (mediação Silvia Helena Passarelli)
Dia 15 – domingo (credenciamento)
Manhã, Abertura
Das 10h às 13h:
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais (mediação Ana Mesquita)
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória (mediação Cláudio Maretti)