EsportesNotícias

A principal mudança do Red Bull Bragantino na atual temporada é a capacidade de dominar os jogos

Em 2022 o Red Bull Bragantino terminou o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação, com 44 pontos, e nesta temporada, subiu até a 6ª colocação com 62 pontos. Mas além dos 18 pontos a mais, olhando mais para o jogo e o campo a equipe conseguiu ter uma capacidade muito maior de controlar os jogos e isso se consolidou em outros números.

Como na posse de bola que subiu de 49% para 56%. O número de passes também com 328 indo para 356 em passes por jogo. Mas ainda mais importante é a quantidade de passes no campo adversário: subiu de 50%, para 58%, ou seja o time ficou mais longe do próprio gol e foi mais ofensivo. 

Curiosamente a quantidade de gols marcados foi a mesma, 49 gols, a diferença é que a defesa foi muito melhor sofrendo apenas 35 gols em 2023, contra o 59 sofridos na temporada anterior. Neste Campeonato Brasileiro o Red Bull passou 17 jogos sem sofrer gols, em 2022 apenas 7. 

Em setembro o CIES Football Observatory classificou o Red Bull Bragantino como a equipe que mais domina os adversários no Brasil. A classificação levou como base a média de desempenho em relação aos adversários em quatro ações do jogo: chutes, chutes no alvo, passes e passes no último terço. O time treinado por Pedro Caixinha teve destaque em todos esses dados na temporada. 

Algo que ajuda muito a dominar os jogos é a marcação agressiva e intensa do time, no Campeonato Brasileiro teve o melhor PPDA (Passes cedidos em seu campo até uma ação defensiva), com 7.64. Isso dentro de um jogo de futebol significa que o adversário tem pouco tempo e espaço no setor da bola. 

Na questão de resultados ficou marcado em 2023 as derrotas em mata-matas. Perdeu na semifinal do Paulista para o Água Santa, na segunda fase da Copa do Brasil para o Ypiranga e nas oitavas da Sul-Americana para o América-MG. Em 2022 não foi tão diferente, acabou perdendo nas quartas de final do Paulista para o Palmeiras, na terceira fase da Copa do Brasil para o Goiás e ficou em último no grupo da Libertadores. 

Assim o Red Bull terminou a temporada de 2023: ao todo foram 62 jogos, com 28 vitórias, 19 empates e 14 derrotas. Marcou 94 gols e sofreu 57. Agora entra de férias e volta no dia 8 de janeiro para o início da temporada 2024.

Stats: Sofascore, DataFut | Brazilian Stats e Soccerment