Casagrande é bicampeão da Stock Car, que já projeta 2025 com SUVs
Neste final de semana a Stock Car teve a 15ª e última edição da temporada 2023 com a corrida em Interlagos. O campeão foi o piloto da Vogel, o Gabriel Casagrande que com o Chevrolet Cruze chegou na liderança neste fim de semana e pode garantir o bicampeonato dele na Stock (venceu também em 2021).
O piloto, nascido em Francisco Beltrão, tem 29 anos e está na categoria desde 2013, no final de semana ele não chegou a vencer nenhuma das duas corridas, mas conseguiu um terceiro lugar que foi fundamental. Na última volta da primeira corrida conseguiu ultrapassar Rafael Suzuki e assim pode abrir uma distância maior na ponta do Campeonato ficando em terceiro já que o Daniel Serra, segundo no campeonato, ficou em quinto.
Na segunda prova ele já tinha tirado a possibilidade de ser ultrapassado pelos outros cinco pilotos que chegaram com chance para essa corrida, assim apenas o Daniel poderia ultrapassá-lo, mas teria que vencer a corrida. No final Gabriel terminou em 21º, e Daniel apenas na 12º confirmando o título de Casagrande.
Na temporada ele venceu três corridas, com duas poles, sete pódios e 14 vezes marcando ponto ficando entre os dez primeiros. Com o título ele recebeu também uma joia única, o Anel do Campeão.
O domingo quente em Interlagos teve dois pilotos diferentes vencendo as corridas, Ricardo Zonta foi vitorioso na primeira com Julio Campos em segundo e Casagrande em terceiro. Na segunda corrida Felipe Massa foi o vitorioso com Marcos Gomes em terceiro e Rubens Barrichello em terceiro. Essa última corrida acabou selando o empate entre as montadoras Toyota e Chevrolet, que somaram 12 vitórias cada em 2023.
Esta etapa também marcou a despedida de Tony Kanaan, o piloto da Texaco Full Time vai trabalhar como diretor esportivo na Mclaren na Fórmula Indy, competição que foi piloto por muito tempo. “Só tenho que agradecer a Texaco e a Full Time por esses três anos. Eu tomei uma decisão que eu achei que, para a minha carreira, achei que era melhor. Não é um adeus, é um até breve, mas em 2024, vou me concentrar no trabalho com a McLaren”, disse o piloto á Stock.
De olho em 2025.
Quem esteve no final de semana em Interlagos estava mais ansioso pela temporada de 2025 do que a de 2024. Acontece que na quinta-feira, 14, foi anunciado que a partir de 2025 os modelos de carro utilizados terão como visual os SUVs (Veículos Utilitários Esportivos) no lugar dos sedans. Os Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross vão substituir o Cruze e Corolla Sedan, respectivamente.
O principal motivo da mudança tem relação com o mercado já que hoje os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedans, segundo o relatório divulgado da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea).
Dentro da pista o carro deve ser mais leve, promete ser mais seguro e confortável para o piloto também. Desde a estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes. A tendência é que mais duas marcas entrem com carros diferentes para 2025.
Neste fim de semana teve também a decisão da F4 brasileira e Vinícius Tessaro foi o campeão pela Cavalero Sports. Aos 16 anos, fez a segunda temporada dele na categoria e com o título projeta em 2024 correr na Europa ou EUA. Destaque tambem para a Rafaela Ferreira, que se tornou a primeira mulher a subir no pódio categoria com um terceiro lugar no sábado.
Outro competição que também aconteceu foi a Stock Series, onde Zezinho Muggiati conquistou o título de campeão. Com isso venceu o prêmio de R$ 2,5 milhões, destinados para bancar o orçamento da temporada de estreia do novo campeão na Stock Car Pro em 2024.