AtibaiaCulturaDiversidadeExclusivasNotíciasSociedade

Coletivo Império Crew de Atibaia oferece atividades de hip-hop gratuitas à população

Interessados em participar devem procurar o coletivo ou comparecer no centro comunitário do jardim imperial

Via Coletivo de Hip-Hop Império Crew

O Coletivo de Hip-Hop Império Crew retornou às atividades em 2024, oferecendo treinos e aulas de breaking dance à população, além de outras atividades de hip-hop em planejamento.  Os encontros serão realizados duas vezes por semana no Centro Comunitário do bairro Jardim Imperial, nas quintas-feiras às 19h e aos sábados a partir das 18h.

Nesta quinta-feira (8) às 19h haverá oficina inaugural gratuita de breaking dance com o professor Felipe, aberta para interessados de todas as idades.

Mistura de esporte e arte, o breaking é a grande novidade do programa das Olimpíadas de Paris 2024, sendo a única modalidade olímpica estreante neste ano. A modalidade, que também é uma cultura e um estilo de vida, é a primeira dança esportiva a fazer parte do programa olímpico, reacendendo a motivação de muitos bboys e bgirls e criando a expectativa que a prática seja disseminada e que se iniciem os avanços da profissionalização da prática.

Aulas na comunidade em fotografia de Ternacci

O Império Crew teve início em 2009 com atividades de hip-hop voltadas para a comunidade e atuou durante anos impactando a vida de crianças, jovens e adultos de Atibaia e cidades da região. Na época, o grupo de breaking, liderado pelo educador Felipe Luis Araújo da Silva, participou de diversos campeonatos e apresentações na cidade, bem como em outras cidades, chegando a ganhar campeonatos e se apresentar para públicos de 15 mil pessoas na cidade de São Paulo. O projeto teve suas atividades paralisadas após o fechamento do Centro Cultural do Imperial para reforma e nova utilização do prédio público, hoje sendo utilizado como posto de saúde.

Além disso, após o impacto da pandemia do covid-19 que paralisou totalmente as atividades presenciais de hip-hop em Atibaia, o produtor cultural e coordenador do projeto, Pj Ramon, ressalta a importância do retorno do projeto e das atividades no bairro. “O hip-hop mudou muito a minha vida, me encontrei em alguma coisa que me dediquei muito, me trouxe autoestima, me deu oportunidade de viajar para outros estados, de viver novas experiências além de aprender a como tirar sustento. Com o hip-hop eu pude viver”, declarou Ramon.

O artista também comentou a retomada do movimento. “Além do incentivo à atividade física, o hip-hop fez eu ficar longe de todas as coisas ruins que rolava na minha quebrada e hoje a molecada tá por ai sem ter o que fazer na quebrada. Até hoje eu ainda vivo o movimento e com a retomada desse projeto quero poder passar isso para a molecada nova que tem interesse em aprender e viver essa cultura, e ter novas perspectivas de vida”, finalizou.

O Coletivo de Hip-Hop Império Crew está de portas abertas a todos os interessados em participar das atividades, bem como a parcerias para as ações e projetos. Saiba como fazer parte dessa família.

Informações
Local: Centro Comunitário Jardim Imperial (ao lado do terminal de ônibus e praça do migrante nordestino).
Endereço: R. Pacaembu, 65.
Horários: Quintas-feiras a partir das 19h e sábados a partir das 18h.
Contatos: Coordenação Caique (Pj Ramon) – (11) 91668-7934