Prefeitura de Atibaia promove formação sobre Educação Integral com uma das maiores especialistas da área no Brasil
Prof.ª Dra. Jaqueline Moll conversou com gestores da rede de ensino de Atibaia e de escolas particulares, representantes da Diretoria Regional de Ensino, da Undime e de outros setores do poder público municipal
A Prefeitura de Atibaia promoveu no último dia 11 de abril uma formação sobre Educação Integral com uma das maiores especialistas do Brasil nessa área, a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll. O encontro, organizado pela Secretaria de Educação, aconteceu no Centro de Referência da Educação, na Vila Rica, onde Jaqueline Moll conversou com gestores da rede municipal de ensino e de escolas particulares, além de representantes da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista, do polo regional da União Nacional dos Dirigentes das Escolas Municipais (Undime) de Bragança Paulista e de outros setores do poder público municipal.
Ensino de Tempo Integral em Atibaia
Durante o encontro a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll enfatizou a importância da Educação Integral para o desenvolvimento do país e da sociedade. Moll foi coordenadora e orientadora técnica da elaboração do documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”, lançado em fevereiro. O documento representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas.
Diretrizes
Por meio desse documento a Prefeitura pode nortear as ações diárias nas escolas e apresentar uma nova relação entre tempo-espaço educativo, convidando toda a comunidade a uma participação democrática e efetiva para o desenvolvimento sustentável do município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, ele busca qualificar o processo de ampliação da jornada escolar – prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação – promovendo aprendizagens que causem impacto na vida em sociedade.
Estrutura
Até o ano de 2020, a rede municipal de Atibaia contava com seis escolas de Ensino Fundamental em tempo integral, número que dobrou para 12 escolas neste ano. Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.
Referência
Vale lembrar que o status de Atibaia como cidade referência em Educação levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento em Diadema/SP, em outubro do ano passado. E Atibaia também está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo – classificação anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP.
Visitas
Depois da palestra no Centro de Referência da Educação, a Prof.ª Dra. Jaqueline Moll acompanhou a secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz, e técnicos da pasta em visitas às escolas municipais Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, no bairro São Roque, e Educador Paulo Freire, no bairro da Usina.
Sobre Jaqueline Moll
Jaqueline Moll é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC entre 2007 e 2013; é especialista em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); mestra em Educação pela PUC-RS; doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e pós-doutora pela PUC-RJ. A pesquisadora é autora de inúmeros livros sobre Educação Integral, incluindo “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma das publicações de referência no tema.