Jogos teatrais abordam temática do relacionamento saudável nas escolas de Atibaia
Campanha da Prefeitura em parceria com a ONG Mater Dei busca desenvolver habilidades socioemocionais em um espaço de fala, escuta e reflexão com projeto “Desperta, Bela!”
A Campanha “Desperta, Bela!”, mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Atibaia em parceria com a ONG Mater Dei, é uma iniciativa que busca desenvolver habilidades socioemocionais e relações saudáveis de gênero na adolescência, criando nas escolas um espaço de fala, escuta, reflexão e troca entre os alunos.
Conheça um pouco mais sobre o projeto que, atualmente, tem atuado nas escolas estaduais Major Juvenal Alvim e Aracy Bueno Conti, mas está aberto à adesão de novas unidades escolares interessadas.
Objetivos
A proposta da campanha é despertar nos jovens a consciência sobre a diversidade e igualdade de gênero por meio de jogos teatrais e dinâmicas que proporcionem conexões entre os participantes, explorem as diferenças e colaborem para promover o respeito à identidade de cada indivíduo. Os jogos teatrais que serão realizados nos encontros temáticos baseiam-se na perspectiva metodológica de Augusto Boal.
Relacionamentos saudáveis nas escolas
O projeto prevê a realização de cinco oficinas com uma educadora para trabalhar o tema dos relacionamentos saudáveis no ambiente escolar, o que abrange não apenas os relacionamentos íntimos e a questão da violência de gênero, mas inclui também a perspectiva mais ampla dos relacionamentos interpessoais.
Voltadas a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, as ações procuram também envolver professores, mediadores, coordenadores e diretores.
Escolas que já aderiram
Na Escola Estadual Major Juvenal Alvim, o “Desperta, Bela!” já realizou duas reuniões de divulgação em março, para estimular a inscrição e participação dos alunos nas oficinas da campanha. As dinâmicas com os alunos abordaram a forma como nos comunicamos, especialmente como recebemos e reconhecemos a comunicação violenta, preparando os estudantes para a realização do ciclo de oficinas. Já na Escola Estadual Aracy Bueno Conti, após o desenvolvimento da atividade de divulgação do projeto, os alunos tiveram o primeiro encontro, uma conversa e um jogo teatral que buscaram abordar esses temas de forma sensível e acolhedora.
Atividades lúdicas
A campanha, que vai até julho, utiliza ferramentas do pensamento lógico e atividades lúdicas como forma de estimular o aluno a ter consciência das próprias atitudes, responsabilizar-se por elas, ampliando sua visão de mundo para a possibilidade de relações do tipo ganha-ganha.
Entre as atividades que serão desenvolvidas com os estudantes, vale destacar a criação de um aplicativo de quiz sobre como identificar os sinais de um relacionamento não saudável. Após a realização das oficinas, os alunos avaliam o processo e os resultados alcançados, além de apresentar uma peça teatral e o aplicativo desenvolvido para a comunidade escolar.
Como aderir à campanha
Escolas de Ensino Médio, públicas ou particulares, interessadas em aderir à campanha podem fazê-lo até o início de maio, contatando a ONG Mater Dei pelo telefone (11) 11 9.9591-8866.