Depois de sucesso no Red Bull Bragantino, Layssa se destaca na Rússia enquanto evolui como atleta
Confira a entrevista exclusiva da jogadora ao Correio de Atibaia
A Layssa Santos teve destaque no Red Bull Bragantino em 2022, quando chegou a subir para a Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol sendo campeã pelo clube. Agora ela está no Lokomotiv Moscou, da Rússia, onde tem se consolidado como atleta importante da equipe.
Com 40 jogos e 18 gols pelo clube, a atacante chegou ao time do Leste Europeu no início do ano passado e contou na entrevista exclusiva ao Correio de Atibaia, um pouco sobre o momento da carreira.
O clube onde ele atua foi criado em 2018 e é um dos principais times da Rússia, ocupa hoje a terceira colocação na liga local. O Lokomotiv chegou a ganhar a tríplice coroa- Superliga, Copa da Rússia e Supercopa em 2021. Agora tem tido uma disputa mais acirrada com o CSKA e o Zenit.
Como tem sido pra você jogar aí na Rússia, é muito diferente daqui, do que você fazia no Red Bull Bragantino (falo no dia a dia e dentro dos jogos)?
É bem diferente pelos costumes dentro do vestiário, nos treinos e viagens também. Acredito que no Brasil somos um pouco mais enérgicas, de trazer clima de festa e alegria antes e depois dos jogos e na Rússia é um pouquinho diferente essa parte. Sobre o posicionamento dentro de campo também, no Red Bull Bragantino eu atuava de ala e aqui no Lokomotiv já atuei de ponta, meia e centroavante, estou conseguindo me aperfeiçoar em outras posições também.
Como é o nível do campeonato aí na Rússia, é melhor do que o disputado no Brasil?
Na minha opinião, o nível dos campeonatos no Brasil ainda é um pouco mais alto, mas a liga Russa vem crescendo a cada ano e sendo mais competitiva, acredito que em pouco tempo pode se tornar uma liga muito forte.
Você tem 40 jogos e 18 gols, uma boa média, fez gol no último jogo, é a camisa 10, como tem sido pra você encaixar no jogo da equipe?
No começo foi um pouco complicado porque o estilo de jogo na Rússia é muito diferente do que praticamos no Brasil. Aqui tem um jogo de imposição e força muito forte, então eu fiz um trabalho físico a parte dos treinos do clube para evoluir nisso e conseguir render melhor nos jogos. Nessa minha segunda temporada já me sinto mais segura e confiante para apresentar o meu jogo e trazer alegria brasileira para a liga russa.
No último jogo você fez um gol numa jogada, que pelo que pesquisei, você tem treinado bastante. Como é esse seu processo de crescimento como atleta, você traça algumas metas?
Sim, eu e meu analista estamos trabalhando juntos há um tempo para que esse processo de crescimento aconteça o mais rápido possível. Ele fala muito sobre pisar na área e se desmarcar na frente da lateral adversária e nesse último jogo eu consegui fazer isso e com um gol de cabeça, que também não costumo fazer muitos, o que indica que o trabalho está sendo bem feito. Tenho metas altas e por isso estou buscando fazer sempre mais. Desejo estar em uma convocação da Seleção principal e representar bem o Brasil em ligas europeias.
O Lokomotiv tem feito uma boa temporada e vocês estão perto do topo da tabela, é uma temporada em busca de títulos?
Sim, o pensamento é sempre o de sermos campeãs e estamos com essa mentalidade em cada jogo.
Como você vê a sua chance de jogar pela seleção brasileira ?
As chances são altas, na minha visão. Eu sou uma atleta nova, sei que pode acontecer amanhã ou daqui uns anos, não sabemos, mas eu creio que vai acontecer e estou me preparando para essa oportunidade.