Notícias

Red Bull Bragantino encerra atividades do time II (sub-23)

Mario C Gonçalves e Rodrigo Seixas

Nesta quarta-feira o Red Bull Bragantino anunciou o fim das atividades do time II (sub-23) da empresa. Este mês a Federação Paulista de Futebol (FPF) já havia informado a solicitação de licença de participação em todos os campeonatos e torneios durante um período de dois anos do RB II, renunciando à sua vaga no Campeonato Paulista A3 de 2025.

“O projeto optou pelo fim desta categoria, sendo que já temos o sub-20. Diferente de outros países da Europa, onde você tem o sub-19, por exemplo, e jogam garotos de 17 anos, nossos campeonatos são muito competitivos no sub-20 e a idade é a mesma da média de idade que temos no sub-23. Então, vamos investir muito no sub-20, sub-17 e sub-15, além do sub-16, categoria que será criada a partir do próximo ano para aprimorar mais os jogadores antes de subir para o 17. Lembrando ainda da dificuldade da regra da Federação Paulista de Futebol, que não permite que no primeiro semestre inteiro os jogadores do sub-23 atuem no Campeonato Paulista, sendo a melhor oportunidade que teria para fazer o intercâmbio entre categorias”, explicou o Diretor Esportivo Diego Cerri.

Na semana passada, durante o sorteio do Paulistão, o diretor também falou sobre o assunto em pergunta feita pelo Correio de Atibaia na zona mista.

O time sub-23 faz a última partida dele nesta segunda-feira, 25, quando disputa a final do Brasileiro de Aspirantes, no Estádio Nabi Abi Chedid, contra o Botafogo-RJ. Sobre os jogadores, os com idade sub-20 passam a fazer parte da equipe desta categoria, os mais velhos com boa qualificação devem ser aproveitados pelo time profissional, os demais emprestados ou negociados.

Já os profissionais da comissão técnica serão readequados em diversos setores, como explica o Diego Cerri. “Conseguimos realocar 90% dos profissionais da equipe sub-23 dentro do projeto da base e do profissional. A grande maioria vai permanecer dentro do clube”. No caso do treinador, o Mauricio Souza o mais provavél é que ele deixe o clube.

Em janeiro de 2023 a Federação Paulista de Futebol oficializou a mudança de nome do Red Bull Brasil para Red Bull Bragantino II. A Red Bull, que usa a equipe como uma espécie de time B da equipe principal, optou pela mudança de nome para reforçar e facilitar a ligação entre os dois times, já numa medida para aproveitar melhor o time B. O que acabou não funcionando tão bem e levou ao encerramento dele.

O Massa Bruta vai criar o sub-16 do clube agora para aproveitar melhor os jogadores de base. A mudança de rota foi discutida em viagem dos dirigentes brasileiros á Áustria neste ano. Em coletiva no CPD o Correio de Atibaia perguntou a Diego Cerri e ele falou sobre o foco do clube na base.