Confira calendário cultural de dezembro com atrações financiadas pela Lei Paulo Gustavo
Dança, teatro, literatura e a história do município São alguns dos projetos contemplados em Atibaia, unindo expressões diversas
O mês de dezembro já conta com várias atividades culturais confirmadas, que agradam a todos os gostos e contemplam todos os bairros: teatro, dança, história e o lançamento de livro são parte do cronograma. Todas as atrações são financiadas pela Lei Paulo Gustavo em parceria com a Prefeitura de Atibaia.
Paisagens Invisíveis
Espetáculo inédito de dança contemporânea criado por Taiana Ferraz, Paisagens Invisíveis trata sobre os rios da vida de forma sensível e poética, usando o corpo para compor o fluxo da água. Com sessões no dia 1º de dezembro, às 16h (que tem o apoio da áudio descrição para integrar espectadores diversos) e às 19h, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento no Casarão Júlia Ferraz (Rua José Lucas, 11), onde também será a apresentação.
Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo
A peça é uma adaptação do livro “O triste Fim de Policarpo Quaresma”, um dos maiores títulos do pré-modernismo brasileiro, para o teatro de rua. Com produção do Grupo Arsênicos, estará no dia 6 de dezembro na ETEC da cidade, em uma apresentação exclusiva para alunos, às 16h; no dia 7 de dezembro, estará às 10h, na Praça Soldado Constitucionalista (bairro do Tanque), e às 16h, no Centro Comunitário do Maracanã (Rua João Netto, nº 405).
O projeto continua no dia 8, às 10h, na Praça da Amada (Av. Brg. José Vicente Faria Lima, 1570), e às 16h, na Praça da Matriz (Praça Claudiano Alves, S/n), onde se encerra a temporada.
Caminhada pelo Centro Histórico
A Caminhada pelo Centro Histórico de Atibaia ocorrerá em 7 de dezembro, após às 16h, em um percurso de 1,4 km através da história da cidade, ensinando os participantes sobre a arquitetura que molda os prédios, seu estilo e significado. Com saída da Igreja da Matriz, Eliana Obis Rocha será a guia neste passeio, que inclui visita tátil nos imóveis.
Lançamento do livro “O que não cabe na maleta”
No dia 20 de dezembro, o autor Durval Mantovaninni traz reflexões sobre a relação entre pai e filho na contemporaneidade, inclusive em sua diversidade, através de seu livro “O que não cabe na maleta”, que será lançado no Cine Itá Cultural (R. Visconde do Rio Branco, 51), às 19h.
Estreia do curta-metragem “Relumbre”
Também no dia 20 de dezembro, às 19h, o Cine Itá Cultural (R. Visconde do Rio Branco, 51) recebe o curta-metragem “Relumbre”, que utilizará a linguagem audiovisual para denunciar a violência e o descaso com a vida, abordando temas como queimadas, poluição sonora e violência contra a comunidade trans.
Lei Paulo Gustavo
Aprovada em 2022, a Lei Paulo Gustavo oferece recursos para projetos culturais em todo o país até o final de 2024, incentivando artistas e coletivos locais.
Em Atibaia, a LPG tem permitido o fortalecimento das produções artísticas, ampliando o acesso da população à cultura.
Programação completa
1° de dezembro
16h e 19h | Espetáculo de Dança Paisagens Invisíveis (Casarão Júlia Ferraz – Rua José Lucas, 11)
6 de dezembro
16h | Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo (Etec Professor Carmine Biagio Tundisi – Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, 200) – Somente para alunos da escola
7 de dezembro
10h | Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo (Praça Soldado Constitucionalista- Bairro do Tanque)
16h | Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo (Centro Comunitário do Maracanã- Rua João Netto, nº 405).
16h | Caminhada pelo Centro Histórico (Saída da Igreja da Matriz- Praça Claudiano Alves, S/n)
8 de dezembro
10h | Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo (Praça da Amada -Av. Brg. José Vicente Faria Lima, 1570)
16h | Nasce Poeta do Chão – O Triste Fim de Policarpo (Igreja da Matriz- Praça Claudiano Alves, S/n).
20 de dezembro
19h | Lançamento do Livro “O que deixo não cabe nessa Maleta” (Cine Itá Cultural -R. Visconde do Rio Branco, 51)
19h | Lançamento do curta-metragem “Fogo- Paisagem sonora” (Cine Itá Cultural -R. Visconde do Rio Branco, 51)