AtibaiaEventos

Com apoio da Lei Paulo Gustavo, dezembro conta com calendário audiovisual e literário

Atibaia receberá a exibição de dois curta-metragens, podcast e lançará dois livros em dezembro

Nos dias 14, 20 e 21 de dezembro, Atibaia lançará obras produzidas por artistas independentes da cidade, graças ao financiamento da Lei Paulo Gustavo. No dia 14 tem lançamento do livro “Antes que murchem as Flores da Revolução” e visita ao Casarão Julia Ferraz com podcast “Memórias de um Sobrado; no dia 20 tem o lançamento do livro “O que não cabe na maleta” e apresentação do curta-metragem “Relumbre”. Já no dia 21 o cronograma se encerra com o curta-metragem “Das cinzas”. Confira abaixo os detalhes de cada obra:

Livro “Antes que murchem as Flores da Revolução”

Escrito e ilustrado pelos artistas urbanos Felipe Nikito e Emikua, a obra aborda e entrelaça questões como religiões de matrizes africanas, apagamento índigena, a confusão de identidade de pessoas negras de pele clara, identidade de gênero, gordofobia, neuro divergência, criminalização da pobreza e marginalização de minorias entre a poesia escrita, visual e depoimentos reais de representantes dessas minorias. O lançamento será neste sábado (14), às 14h, no Complexo Santa Clara (R. Dona Clara, 365 – Vila Santa Clara).

Visita ao Casarão Julia Ferraz com podcast “Memórias de um Sobrado”
No dia 14, o folhetim dos anos 70 “Memórias de um Sobrado” ganha 10 vozes para contar a história do Casarão Júlia Ferraz através do século, seus moradores, munícipes e a mudança da paisagem Atibaiana com o tempo e as reformas. Com início do passeio imersivo às 16h, a entrada é gratuita.

Livro “O que não cabe na maleta”
No dia 20 de dezembro, o autor Durval Mantovaninni traz reflexões sobre a relação entre pai e filho na contemporaneidade, inclusive em sua diversidade, através de seu livro “O que não cabe na maleta”. O lançamento será lançado no Cine Itá Cultural (R. Visconde do Rio Branco, 51), às 19h, sem a necessidade de retirada de ingresso.

Curta-metragem “Relumbre”
Também no dia 20 de dezembro, às 19h, o Cine Itá Cultural (R. Visconde do Rio Branco, 51) recebe o curta-metragem “Relumbre”, com Roteiro de Flavia Amaral e direção de Giu Rocha, que utilizará a linguagem audiovisual para denunciar a violência e o descaso com a vida, abordando temas como queimadas, poluição sonora e violência contra a comunidade trans. Também não será necessária retirada de ingressos.

Curta-metragem documental “Das Cinzas”
No dia 21 de dezembro, às 19h, na ATA Cultural (Av. dos Bandeirantes,292), o diretor e roteirista Ian Iordan exibirá seu curta-metragem documental ‘Das Cinzas”, onde explora a ação dos voluntários no combate às chamas na Serra do Itapetinga, exibindo as imagens e histórias que coleta desde 2020. O mesmo também fará uma palestra sobre a produção audiovisual sustentável.

Lei Paulo Gustavo
Aprovada em 2022, a Lei Paulo Gustavo oferece recursos para projetos culturais em todo o país até o final de 2024, incentivando artistas e coletivos locais.

Em Atibaia, a LPG tem permitido o fortalecimento das produções artísticas, ampliando o acesso da população à cultura.

Programação completa
Confira abaixo a programação completa e participe!

14 de dezembro

  • 14h | Lançamento do livro “Antes que murchem as Flores da Revolução” (Complexo Santa Clara- R. Dona Clara, 365 – Vila Santa Clara)
  • 16h| Visita ao Casarão Julia Ferraz com podcast “Memórias de um Sobrado” (Casarão Júlia Ferraz- R. José Lucas, 11)

20 de dezembro

  • 19h | Lançamento do Livro “O que deixo não cabe nessa Maleta” (Cine Itá Cultural -R. Visconde do Rio Branco, 51)
  • 19h | Lançamento do curta-metragem “Relumbre” (Cine Itá Cultural -R. Visconde do Rio Branco, 51)

21 de dezembro

  • 19h | Lançamento do curta-metragem documental “Das Cinzas” e palestra sobre produção audiovisual sustentável com Ian Iordanu (ATA Cultural- Av. dos Bandeirantes,292)