Jogo na Ladies Cup é paralisado por injúria racial; quatro jogadoras foram presas
Mario C Gonçalves
A partida de ontem a noite pela Ladies Cup entre Grêmio e River Plate foi interrompida após uma acusação de injúria racial feita de Candela Díaz, jogadora do time argentino, contra um dos gandulas do duelo disputado no Canindé. A jogadora fez gesto de macaco para o gandula da competição.
Ainda no gramado o árbitro expulsou seis jogadoras do time argentino, o que resultou no encerramento do jogo por falta de número mínimo de jogadoras. O placar estava empatado em 1 a 1, com gols de Julieta Romero, pelo River, e Maria, pelo Grêmio. O jogo foi paralisado aos 36 minutos, após o gol de empate tricolor. O time do Grêmio se reitou de campo.
O Correio de Atibaia esteve no jogo e falou com Thaissan Passos, que comentou sobre os casos de racismo no jogo.
Além dela o fotógrafo Fernando Martinez, que estava no jogo e viu de perto o que aconteceu, comenta sobre os casos de racismo no jogo.
Hoje após audiência de custódia de quatro jogadoras do River Plate envolvidas em casos de injúria racial no duelo do Canindé determinou na manutenção da prisão delas. Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram para a delegacia após o jogo de ontem e serão encaminhadas a um presídio de São Paulo. A advogada delas informou que irá entrar com um pedido de habeas corpus para que as quatro possam responder em liberdade.
Nenhum dirigente do River Plate quis se pronunciar ou comentar o caso, porém o clube se pronunciou em nota oficial e repudiou o que aconteceu: River Plate manifiesta su más absoluto repudio ante los gestos discriminatorios ocurridos en el encuentro con Gremio por la Brasil Ladies Cup 2024. Comunica que ya está tomando las medidas disciplinarias correspondientes y seguirá trabajando para erradicar este tipo de conductas.
A Ladies Cup também se manisfestou: A Brasil Ladies Cup repudia o episódio de racismo durante a partida entre River Plate-ARG e Grêmio. Neste momento, a organização está prestando o suporte necessário para as vítimas deste lamentável ocorrido.
É triste que o desenvolvimento do futebol feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável.
Esperamos que Bahia e Grêmio, finalistas da competição, possam realizar um espetáculo esportivo de forma limpa, honesta e à altura que a sociedade merece. O preconceito jamais será tolerado pelo torneio.
Com a expulsão de seis jogadoras do River Plate na partida contra o Grêmio, o jogo foi encerrado pela insuficiência de jogadoras. O placar final da partida ficou em 3×0 para a equipe gaúcha. Com a vitória, o Tricolor chega a sete pontos e termina a primeira fase do torneio na liderança do grupo B. A grande decisão será realizada neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé, diante do Bahia.