Carnaval não terá Caveirão, afirma secretário de Cultura de Atibaia
Em conversa a podcast, secretário de Cultura confirmou programação de março
O secretário de Cultura de Atibaia, Samuel Quinto, revelou nesta terça-feira, 28, no podcast Portal Cast realizado pelo repórter Lucas Alves que, em razão da contenção de despesas, a Prefeitura não poderá organizar o tradicional Bloco do Caveira, que costuma sair à meia-noite na sexta-feira que antecede o Carnaval em frente ao cemitério Av. da Saudade.
Segundo o secretário, a baixa iluminação no entorno da Prefeitura pode colocar em risco os jovens que participam desta festividade. A decisão vem no sentido de inibir situações indesejáveis que tragam riscos aos jovens na madrugada.
“É preciso muita segurança. Este ano não teremos o Caveirão porque é preciso uma estrutura segura e transparente para a população”. Disse o secretário.

O secretário antecipou a programação do Carnaval em 2025, que terá a abertura com o tradicional Bloco Zé Pereira, que completa três décadas de folia. Na sexta, 1, a cidade terá como atração o cantor Altemar Dutra e os Bonecões, na Praça da Matriz, que vai até a terça-feira. Já as Escolas de Samba e os blocos desfilarão no domingo e na segunda-feira à noite na avenida Jerônimo de Camargo, em frente às arquibancadas, como aconteceu em 2024. Samuel exaltou o Bloco 60+ como uma atração diferenciada de Atibaia. O Carnaval ainda atenderá as crianças com uma programação infantil que incluirá oficinas, teatro e brincadeiras na Praça da Matriz.
Altemar Dutra Jr. disse que sua presença foi confirmada no Carnaval deste ano, o que o deixou muito feliz. “Isso é muito forte, vai muito além”, disse Altemar. O artista se sentiu muito grato pelo convite para capitanear o carnaval na praça “porque existe um envolvimento emocional com essa história”. E finalizou: “Estou muito feliz de estar em Atibaia neste Carnaval 2025. Vamos pra cima”.

Segundo a assessoria do bonequeiro Beleza, “fomos procurados pela Prefeitura, que manifestou interesse em incluir nosso bloco na programação do Carnaval 2025. Ficamos muito felizes com esse contato, por acreditar que nosso empenho na manutenção de uma tradição cultural de mais um século encontra ressonância nos corações dos carnavalescos de Atibaia”.
No entanto, o grupo decidiu manter sua independência e contou que combinaram com a Secretaria de Cultura a manutenção dos bonecos, um trajeto próprio e seus componentes. “Receberemos como apoio a estrutura para os foliões, como banheiros químicos e a interdição do trânsito. Além disso, a banda que nos acompanha e tanto alegra a cidade será contratada diretamente pela Secretaria de Cultura”. O trajeto será da sede dos bonecões, ao lado dos Correios e seguirá até a Igreja do Rosário.

Samuel quer valorizar a diversidade cultural de Atibaia, abrindo espaço para vários artistas e a multiplicidade de segmentos e defende a não contratação de artistas milionários no aniversário da cidade. Ele afirmou que está buscando atrações em vários segmentos e quer apoiar artistas locais. A dificuldade está na dinâmica relacionada à estrutura e aos equipamentos para os shows, que dificultam o trânsito de várias bandas se apresentando no mesmo dia, pois cada grupo tem seus próprios instrumentos e afinações, segundo ele.
O secretário é membro da Real Sociedade Britânica de Artes, em 2016, em reconhecimento à sua carreira internacional – honraria que coube a um grupo seleto e ilustres como Nelson Mandela, Barack Obama e Paul McCartney. Ele estará em Londres para um concerto no mês de outubro.