AtibaiaCulturaEventosNotícias

Sábado tem “esquenta” com o Bloco Bonecões Beleza

Pré-Carnaval acontece neste sábado (22), na sede do bloco; marque na agenda

Neste sábado (22) o bloco de carnaval Bonecões Beleza dará seu grito de carnaval em Atibaia, a partir das 15 horas. A concentração será na Rua José Alvim, em frente do Cinema. O bloco apresentará a banda “O Frank tem sua Charanga”, que promete animar bonequeiros, foliões e suas famílias durante todo o carnaval ao som de marchinhas e outros grandes sucessos. O bloco Bonecões Beleza é uma idealização do artista Edson Antônio Gonçalves, o Beleza, que em 1987 construiu seu primeiro boneco gigante e desde não então parou mais.

A banda “O Frank tem sua charanga”, projeto do músico Rian Frank, celebra o carnaval promovendo um encontro inovador entre a música erudita e a música popular, com foco nas tradicionais marchinhas. Em suas apresentações, a banda enriquece a experiência musical tocando trechos de peças eruditas no ritmo das marchinhas. Se não chover, o bloco abrirá seus festejos com um desfile pelo Centro de Atibaia, quando serão comercializadas camisetas e acessórios personalizados do bloco, que comemora 9 anos de existência.

Já marque na agenda: os Bonecões Beleza farão desfiles em 28 de fevereiro, 1, 2 e 3 de março, com concentração às 17 horas na sede do grupo, que não tem hora para sair, nem cordão de isolamento. Como a paixão pelos bonecos é maior do que aparências e limitações, o único requisito para acompanhar o bloco é respeitar a diversidade que resulta dessa atração.

Bonecões Beleza
Bonecões Beleza é um bloco de Carnaval formado por amigos que acreditam que qualquer festa fica muito melhor se tem boneco, criança e charanga. Os amigos são encabeçados pelo artista plástico Edson Antônio Gonçalves, o Beleza, que nunca esqueceu os bonecos gigantes que marcaram sua infância, quando o pessoal do bairro Botafogo, em Atibaia, desfilava no Carnaval e passava bem diante da casa onde ele nasceu.

Em 1987 Beleza, construiu seu primeiro boneco, que desfilou sobre um carro porque não secou a tempo. Ainda era preciso desenvolver a técnica correta para retomar a tradição. Em 1996, o artista começou a lecionar na escola CEFI. Enquanto experimentava em seu ateliê, utilizava as aulas de cultura popular para ensinar sobre as técnicas para construir bonecos a partir de jornal, cola de polvilho e papel machê. No CEFI, recebeu uma oficina ampla, que lhe permitiu desafiar seus alunos adolescentes a moldar e construir duas cabeças. No ano seguinte, foram quatro. Depois, seis. E, desde então, a construção de cabeças de bonecões como forma de valorização do folclore e da cultura local é parte integrante do projeto pedagógico da escola.

Durante muitos anos Beleza fez parte do Carnaval oficial da cidade, se desvinculando em 2014, quando alguns bonecões foram guardados no imóvel de um amigo e as cabeças terminaram destruídas pela chuva. Em 2017, Beleza convidou três amigos bonequeiros para colocar novamente o bloco na rua. Alexandre Peranovich, Benedito Aparecido da Silva e Jônatas Kosmann toparam na hora, e assim surgia o Bonecões Beleza, sem dinheiro, sem charanga e sem bonecos.

O quintal da casa onde Beleza nasceu, na frente do cinema, foi transformado em sede do bloco, além de barracão, bar e churrascaria. Cinco novas cabeças foram feitas, algumas antigas foram resgatadas no CEFI, roupas para os bonecões foram improvisadas, doações foram solicitadas para contratar os músicos, tudo para que fosse possível pular um único dia no Carnaval de 2018. Desde então, o grupo só cresce. Atualmente contamos com cerca de 30 bonecões.

O Frank tem sua charanga
O projeto “O Frank tem sua charanga” celebra o carnaval promovendo um encontro inovador entre a música erudita e a música popular, com foco nas tradicionais marchinhas. Em suas apresentações, a banda enriquece a experiência musical tocando trechos de peças eruditas no ritmo das marchinhas. Os músicos com formação erudita trazem uma compreensão técnica e teórica que valoriza as performances de música popular.

A iniciativa é do percussionista erudito Rian Frank Monteiro Gaspar. Acostumado a acompanhar orquestras sinfônicas pelo Estado de São Paulo, o músico sempre se incomodou com a distância do público que uma peça de câmara impõe. “As peças são longas, as intervenções de cada músico são muito bem delineadas, e o público assiste em silêncio. Para um percussionista brasileiro, acostumado a uma roda de samba, fica faltando alguma coisa”, continua ele.

O carnaval ofereceu a Rian a oportunidade que ele precisava. “Em 2023, fui contratado para acompanhar o desfile dos Bonecões Beleza tocando caixa e gostei tanto que voltei no ano seguinte”. Rian fala sobre a energia de sair no Bloco. “As marchinhas são músicas fáceis de tocar, exigem pouco de quem tem formação erudita, mas a energia do bloco é uma coisa absolutamente contagiante”, conta.

A banda “O Frank tem sua charanga” é composta por Bruno Almeida de Carvalho, Douglas Cristiano da Silva, Gustavo Henrique de Souza Moraes, Leonardo Cistolo de Brito Albanez, Maria Carolina Cardoso de Siqueira, Maria Júlia Silva Neri, e Taiani Cristina Barreiro Silva nos trompetes, por Carlos Henrique Noguerão Costa, Gabriel Dias de Oliveira, Gabriela Monteiro Ferreira, Luan Luciano Alves e Luis Fernando Cordeiro do Prado nos trombones, e João Victor Silva Almeida, Kauan Kim Batista Pessato Ramos, Maxine Chione Batista Ramos, Pietro Firmino da Silva Prado e Rian Frank Monteiro Gaspar na percussão.

As imagens desta matéria são de Léo Teixeira.

O que: Pré-Carnaval Bonecões Beleza
Quando: Sábado (22) às 15h
Onde: Rua José Alvim, em frente ao cinema
Para saber mais: Instagram Bonecões Beleza