A Foto Final
Por dentro do jogo
O cenário era outro dessa vez, muitos dias distantes daquele 16 de março, agora, em Itaquera, Corinthians e Palmeiras voltaram a medir forças para dar números finais ao confronto decisivo do Campeonato Paulista de 2025.
Para os últimos 90 minutos do confronto um Palmeiras diferente, sem Richard Rios, sem criatividade. Um Abel aquém de sua história e, tal como Dorival, sem ‘conseguir’ colocar o menino Estêvão no jogo.
Refém de sua falta de imposição, talvez criatividade, e precisando reverter o resultado diante de um Corinthians que trouxe Garro de volta ao time titular, o Palmeiras cedeu espaços e permitiu que fossem os Alvinegros a proporcionar os lances de maior perigo na partida.
O sistema defensivo Alviverde sofria para entender o posicionamento dos Alvinegros. Com isso, muitas jogadas saíram naquele setor. E foi assim, que ainda no primeiro tempo, Garro acertou a trave de Weverton, de um Palmeiras que sequer conseguia reagir.
O segundo chegou como se fosse um compasso de espera para os Corinthianos até que uma penalidade teve o poder de mudar o caminho da história. O apito, aos 73min, autorizou a cobrança que antecedeu a antítese do gol. Era o ponto alto da festa. Raphael Veiga, mais uma vez, desperdiçou uma cobrança importante que poderia levar o jogo para a disputa de penalidades.
Hugo brilhou. Mostrou o tamanho que é capaz de seguir tendo ao compasso que Veiga reafirmou que em grandes jogos, onde mais se espera dele, perde o poder de decisão. O time sentiu, já não era criativo, ficou pior. O Palmeiras não perdeu forças, não foi capaz de mostrar que as possuía. O placar seguiria inalterado até o fim.
Houve, ainda, brigas. Bombas, um pouco de tudo que não é do futebol. Mas ainda assim, venceu o time de melhor campanha no Campeonato Paulista. O que renasceu das cinzas e passou a noite, que não se acaba, nos braços do povo que festeja.
—

Bruno Velasco
Jornalista formado pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário esportivo e social, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.