AtibaiaExclusivasNotícias

A PJotização em desfavor do negócio

A Falta de CLTs frente à PJotização em Atibaia

Por razões distintas, o crescente número de empresas abertas nos últimos anos em Atibaia tem provocado efeito preocupante. Empresas têm enfrentado dificuldades para contratar profissionais qualificados dispostos a atuar sob o regime CLT. Aliás, o aumento do número de profissionais que optam pelo regime MEI também impacta e compromete o crescimento sustentável de negócios locais.

O reflexo é amplo. Apesar de muitos cenários, as vagas não de mandarem mão-de-obra especializada, a procura por segue em baixa. Empresários da cidade citam dificuldades para além de uma possível expansão: manter o negócio funcionando se torna um desafio diário.

Atibaia, conhecida como um polo empreendedor, talvez, seja um ponto fora da curva. Ao mesmo tempo que fomenta empreendedores locais, não consegue atrair ao trabalho formal muitos profissionais que também não estão sob nenhum domínio de vínculo de trabalho.

Os extremos apresentados mostram como é difícil manter equipes bem treinadas e engajadas. Entretanto, existe ainda uma alta rotatividade que faz todo o processo ser mais desgastante. Apesar do impacto econômico direto parecer pouco percebido a quem não está diretamente envolvido na gestão de empresas, a instabilidade que gera impede um planejamento mais amplo a longo prazo para diversos segmentos.

É nesse cenário desafiador que o mercado local precisa repensar estratégias que mostrem o diferencial do regime com o qual lidam. A solução pode estar ao alcance de muitas empresas e a palavra-chave é Benefícios.

Proporcionar ao empregado soluções que ajudam a compor o valor recebido mensalmente é mostrar ao mesmo a condição diferenciada de ser registrado. Vales-refeição e alimentação, telemedicina, planos mais atraentes para academia e universidade são modelos já empregados por empresas que conquistam espaço entre as que conseguem atrair e reter funcionários.

A construção de um ambiente empresarial que seja equilibrado pode passar por um processo que valoriza o bem-estar do trabalhador, ao mesmo tempo que garante os recursos capazes de dar sustentabilidade financeira às empresas em Atibaia nos próximos anos.

Bruno Velasco

Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.