AtibaiaNotícias

Estudantes da rede municipal participam de plantio de 30 árvores nativas no Centro de Atibaia

Ação intersecretarial promove arborização urbana, educação ambiental e preservação da biodiversidade

A Prefeitura da Estância de Atibaia realizou, nesta sexta-feira (4), o plantio de 30 mudas de árvores nativas na Praça Miguel Vairo, conhecida como Praça da Santa Casa, localizada na região central da cidade. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, em parceria com as secretarias de Agricultura, Educação e Serviços, por meio da Divisão de Educação Ambiental e Projetos (DEAP) e da Escola Municipal Maria Helena Faria Ferraz.

A ação teve o objetivo de promover melhorias no conforto térmico do espaço público, amenizando as temperaturas locais, além de fortalecer a conservação ambiental, ampliar a biodiversidade e promover a educação ambiental junto à comunidade escolar.

Estudantes integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Maria Helena participaram ativamente do plantio, promovendo o engajamento de jovens em práticas sustentáveis e no cuidado com os espaços públicos da cidade.

Com base nas características do local, foram escolhidas mudas de espécies nativas compatíveis com o ambiente, entre elas: Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Mutambu, Cerejeira do Mato, Dedaleiro, Ingá, Pitanga, Uvaia, Biribá, Aroeira Pimenteira, Feijoa (ou Goiaba Serrana), Araçá, Grumixama e Guabiju.

Para viabilizar a ação, a Secretaria de Agricultura foi responsável pelo fornecimento das mudas e do material orgânico conhecido como “pica galho”. Já a Secretaria de Serviços prestou apoio na preparação do solo, com a abertura dos berços nos locais previamente demarcados.

O plantio realizado na Praça da Santa Casa representa mais um avanço nas ações de arborização urbana em Atibaia. Recentemente, também foram plantadas 50 mudas nativas na Praça dos Coqueiros e outras 10 no estacionamento da UBS do bairro da Usina. Novas ações já estão em fase de planejamento. A integração entre secretarias e a participação dos estudantes reforçam a importância da cooperação para iniciativas que geram impactos positivos no presente e deixam legados para as futuras gerações.

plantio_centro