EsportesNotícias

Uma corrida decidida na primeira curva

Piastri assume a liderança do campeonato de F1

Em Jeddah, as McLarens dominaram as atenções e a Ferrari conquistou um pódio inesperado. A etapa da Arábia Saudita de F1 trouxe poucas porém boas novidades. Verstappen largou na pole com ritmo para reter, mas não para ganhar. Errou na largada ao não conseguir se manter dentro dos limites da pista na primeira sequência de curvas. Depois não devolveu a posição a Piastri e foi penalizado com 5 segundos,

Logo atrás, Piastri apesar de mais rápido, escolheu a estratégia de estar próximo o suficiente de Max e aproveitar a parada nos boxes para a ponta, já que Max teria que pagar os 5 segundos. Uma estratégia acertada para evitar um desgaste desnecessário. E ter a McLaren em plenas condições para poder acelerar em melhores condições.

A prova, que se definia por uma tomada de decisão equivocada de Max nos primeiros metros, alguns poucos duelos chamaram a atenção. Hamilton e Norris batalharam por cerca de 3 voltas. O suficiente para impedir que Leclerc fosse alcançado, mantendo sua terceira posição, se mantendo no pódio.

Lewis que, por sua vez, largou em sétimo, teve bons momentos na corrida, mas teve ela prejudicada pelo ritmo na classificação. A Ferrari não possui um carro com o poder da McLaren para escalar o grid, mas possui constância nas provas. Uma melhor classificação pode proporcionar condições de brigar à frente, lugar em que estamos acostumados a ver Hamilton que terminou na mesma posição em que iniciou a corrida.

Apesar de as McLarens dominarem as atenções, o erro de Norris na classificação custou a liderança ao jovem piloto (25) que agora viu sua liderança mudar de mãos, para um piloto ainda mais jovem (24). O momento é de Piastri.

Bruno Velasco

Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), acompanha F1 desde 1986, possui experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.