CulturaDiversidadeEventosNotícias

Exposição inédita de Pepi GM em Mogi Mirim terá abertura em 8 de maio

Artista de Atibaia em mobilidade reduzida pela AME e produz arte com rara beleza e expressividade

O Centro Cultural de Mogi Mirim receberá, a partir de 8 de maio, uma exposição de um artista plástico radicado em Atibaia, interior de São Paulo, que possui um trabalho diferenciado e que está em sua terceira mostra individual: Pepi GM. As obras de Pepi são realizadas apenas com o movimento de pinça da mão direita, em razão de sua mobilidade reduzida pela AME (Atrofia Muscular Espinhal), mas cuja particularidade está na potência e expressividade do trabalho.

O público poderá apreciar na Exposição “Olhares” mais de 60 obras com foco no expressionismo, vídeos e reproduções que trarão ao Centro Cultural um trabalho ímpar do jovem Pepi GM, nome artístico de Pedro Henrique Gebara Malheiros, que completou 22 anos em abril.

Pepi GM não parou mais de produzir depois de ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em 2023. Sidnei Cirilo de Sá, um dos fundadores e curadores do MAMM, Museu de Arte de Mogi Mirim, descobriu o artista em uma postagem nas redes sociais em que o artista mostrava seu trabalho – obras produzidas com palito de dente, cotonetes, com o próprio corpo. Daí surgiu o convite para a exposição.

“Há dois anos fui selecionado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, em Atibaia, e montamos a primeira exposição individual de um artista deficiente na cidade, no maior espaço dedicado às artes no município, o Cine Itá Cultural. Meus trabalhos são no estilo expressionista e uso os dedos, palito de dente, garfo e outros objetos”, explica Pepi GM.

Trabalho produzido com pó de café sobre papel

Pepi se sente feliz e orgulhoso pelo convite da Secretaria de Cultura de Mogi Mirim para expor na cidade. E pelos amigos que conquistou após sua primeira exposição individual. “Conheci o Sid e o Valter (Valter José Polettini) recentemente e estou muito orgulhoso em tê-los como amigos e poder mostrar minha arte. Vejo nela a possibilidade de empoderamento, transformação, inclusão e diversidade. Ela vem da alma e pretendo mostrar como é possível incluir as pessoas no espaço da arte”, contou.

Recentemente o artista tem se dedicado a explorar novos caminhos e buscado experiências com alimentos, condimentos e suportes variados, mostrando sua versatilidade e talento inconfundíveis. “Comecei a pintar com pó de café e gostei muito dos resultados. Agora comecei a buscar novos materiais porque o café estava me dando prejuízo por conta dos preços altos”, brincou.

A exposição fica aberta à visitação até 30 de maio e a entrada é gratuita.

Ficha técnica:
Exposição “Olhares”, de Pepi GM
Abertura: Quinta, 08.05.2025 às 19h30
Período: de 08.05 a 30.05.2025
Local: Centro Cultural de Mogi Mirim | Avenida Santo Antonio, 436