Na ponta dos dedos, a F1 -Verstappen vence e Red Bull comemora 400 corridas
A Ferrari estava ansiosa para correr em casa. Os treinos pré-classificação indicavam que as atualizações estavam levando o time para uma posição mais confortável dentro da disputa dos primeiros lugares. Mas a realidade foi outra. Em um domingo de céu limpo, a Ferrari largava bem atrás do lugar que a história lhes confere. Max Verstappen, voltava a largar na primeira fila e voltaria ao topo do pódio no GP da Emilia-Romagna após a disputa da terceira curva. A vitória de número 65ª da carreira na carreira pareceu fácil e marca seu quarto triunfo consecutivo em Imola, recolocando o holandês de volta na briga pelo título.
A dominante McLaren não conseguiu mostrar a força necessária para ganhar. Completou o pódio em mais uma corrida à parte que fez. Não encontrou dificuldades com os demais carros na pista, a não ser com Max. Norris teve uma estratégia mais eficiente e conseguiu chegar em Piastri com pneus em melhor estado, garantindo o segundo lugar. Piastri, líder do campeonato, completou o pódio em terceiro, seguido de Lewis Hamilton em quarto lugar.
As Ferraris, que vem enfrentando dificuldades na classificação corrida após corrida, conseguiram mostrar mais uma vez resiliência. Leclerc largou em 11º e terminou em sexto, Lewis Hamilton, por sua vez, estreando diante da torcida apaixonada que coloriu as arquibancadas de vermelho, protagonizou uma corrida de recuperação das mais elogiáveis do dia. Iniciando em 12º, o heptacampeão – com pneus duros – mostrou que tem ritmo e realizou ultrapassagens precisas, alcançando a quarta posição, seu melhor resultado na temporada até então, sem considerar corridas Sprint quando ganhou na China e foi terceiro em Miami.
A Ferrari que mostra resultado em corridas precisa entender o erro das estratégias de classificação que vem minando possibilidades melhores de disputas. As Williams também foram destaque em um ano que mostram que Albon e Sainz podem levar a equipe de volta a trilhar caminhos de volta à vitórias. O brasileiro Gabriel Bortoleto, em sua temporada de estreia, enfrentou problemas nos boxes e finalizou em 18º. Com a vitória, Verstappen apimenta a disputa pelo campeonato de pilotos. A próxima etapa será o tradicional GP de Mônaco, onde classificar bem faz toda diferença.

Bruno Velasco
Formado em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), acompanha F1 desde 1986, possui experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.