Por dentro do jogo – Corinthians vence e afunda Santos no Z4
Itaquera foi palco do clássico paulista entre Corinthians e Santos. Em duelo de iguais, o Alvinegro da capital se deu melhor e aproveitou as chances que criou. Do lado Santista, mais equilíbrio em campo mas pouca criação, deixando o ataque isolado, desconectado.
Em campo, o primeiro tempo foi difícil. Poucos bons momentos, mas nos quais o Santos se sobressaiu. Apesar disso, não soube aproveitar as chances e ficava claro a desconexão entre meio-campo e ataque.
Apesar de Soteldo e Tiquinho, a bola não chegava com qualidade, fazendo o Venezuelano ter que voltar, deixando Soares ainda mais sem acionamento.
Na etapa complementar, o jogo seguia equilibrado até que Cléber Xavier resolveu realizar duas alterações, em uma delas, saiu Tiquinho. A entrada de Deived Wash sem reorganização da formação em campo fez com que o time pouco mudasse. Na verdade, mudou. Mas para pior. O Santos perdeu intensidade e deu espaços.
Em um desses espaços, após cruzamento, Yuri Alberto subiu alto e cabeceou. Brazão, arqueiro Santista, fez bela defesa. O lance seguiu, contudo o VAR analisou e verificou que, apesar do esforço, a bola só foi defendida após ter cruzado a linha do gol visitante: 1×0 para o Corinthians.
Com o gol, os donos da casa se inflamaram e passaram a dominar as ações. O VAR, por sinal, teve papel fundamental em mais um lance. Yuri, após contra ataque chegou a marcar 2×0. Mas o gol foi anulado por falta de Félix Torres na origem da jogada.
Apesar da sorte de momento, o Santos não conseguia mais se encontrar em campo. Sinal disso foi a expulsão de Escobar, já com cartão amarelo, após forte discussão com Martínez.
O Corinthians começa a semana leve. Mais tranquilo olhando para os próximos desafios. O Santos inicia mais uma semana em crise. Distante do tamanho que sua história possui.

Bruno Velasco
Formado em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), possui experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.