AtibaiaExclusivasNotícias

Esperando no ponto – Ônibus parados e demanda crescente

O dia a dia de quem espera ônibus em Atibaia

Atibaia é conhecida pela qualidade de vida, segurança e por atrair cada vez mais moradores e não apenas turistas. Com esse crescimento, surgem também novos desafios — e um deles é o transporte público. Apesar de a cidade contar com várias linhas de ônibus, o que se vê na prática são veículos parados por longos períodos e passageiros esperando por muito tempo. Em alguns trajetos, os intervalos entre ônibus podem chegar a quase três horas. Enquanto isso, cresce o uso de carros por aplicativo e mototáxi, soluções que se tornaram alternativas para muitos que precisam.

É importante ressaltar que a procura por esses serviços existe somente em virtude de uma lacuna deixada pelas empresas de ônibus que atuam dentro da cidade. A falta de um serviço com melhor oferta obriga muitos passageiros a andar longas distâncias a pé, tal como é possível observar todos os dias na Al. Lucas e na rua Alfredo André por exemplo. Seja por falta de conexão entre as linhas que operam na cidade, ou pela falta de disponibilidade de transporte, os carros de aplicativos se mostram uma solução que pode agregar comodidade e praticidade, sem que seja preciso esperar no ponto ou fazer transferências.

De certo, o modelo de transporte assumido parece depender que toda demanda passe pelo centro da cidade, o que gera congestionamento, mas também ineficiência. Com pequenos ajustes nas rotas, estendendo algumas linhas em 2 ou 3 quilômetros, seria possível atender mais bairros diretamente – como o Terceiro Centenário, Jardim dos Pinheiros e Morumbi – reduzindo linhas com menor frequência.

Dentre as soluções viáveis, uma seria criar linhas circulares entre os bairros, que rodem com mais frequência e não fiquem paradas tanto tempo nos terminais. Isso ajudaria a distribuir melhor a frota, reduzir o tempo de espera e melhorar a cobertura dos ônibus. Boa parte dos que necessitariam dessa solução por conta de seus empregos não conseguem utilizar a condução por conta do horário irregular, ou pela falta de conexão com áreas importantes. Estar ligado além do centro, tendo uma extensão até a Rodovia Dom Pedro, ou conexões com o Caetetuba seria uma solução que criaria sinergia e atrairia demanda.

Em meio a isso a Prefeitura de Atibaia deu início a uma etapa importante no processo de reestruturação do transporte público municipal, com a entrega de 20 ônibus zero quilômetro.
A medida já mostra uma preocupação com um problema que a cidade enfrenta há anos, que ainda impacta diretamente o dia a dia dos usuários. Uma cidade que investe em um transporte público eficiente entende a qualidade de vida que deseja oferecer a seus moradores. É possível fazer mais e melhor. A população que precisa desse gesto agradece.

Veja também

Repensando a José Lucas

O Centro de Atibaia pede mais: conhecimento, apoio e ação

Bruno Velasco

Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.