Casagrande é tricampeão da Stock Car, no fim da era dos Sendans, já projetando 2025 com SUVs
Neste final de semana a Stock Car teve a 12ª e última edição da temporada 2024 com a corrida em Interlagos. O campeão foi o piloto da Vogel, o Gabriel Casagrande que com o Chevrolet Cruze chegou na segunda colocação neste fim de semana, passou Felipe Baptista na duas corridas (sprint e completa) e pôde garantir o tricampeonato dele na Stock (venceu também em 2021 e 2023).
O piloto, nascido em Francisco Beltrão, tem 29 anos e está na categoria desde 2013, no final de semana ele não chegou a vencer nenhuma das duas corridas, mas conseguiu um terceiro lugar na corrida final que foi fundamental. Na temporada, que foi bem disputada, ele venceu duas corridas e manteve boa regularidade de pontos.
Na última disputa do ano chegou atrás apenas de Felipe Massa (TMG Racing) e de Guilherme Salas (KTF), que acabou sendo o último piloto a vencer uma corrida na “era Sedan” de carros da categoria.
Quem esteve no final de semana em Interlagos já estava ansioso pela temporada de 2025, quando os modelos de carroceria utilizados terão como visual os SUVs (Veículos Utilitários Esportivos) no lugar dos sedans. Os Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross vão substituir o Cruze e Corolla Sedan, respectivamente. Além do Eclipse Cross da Mitsubishi, que será mais uma montadora a participar do campeonato.
O principal motivo da mudança tem relação com o mercado. Hoje os SUVs seguem em crescimento de vendas e já correspondem a 42% dos novos veículos colocados no mercado em 2023, ante 12,4% dos sedans, segundo o relatório divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea).
Dentro da pista o carro deve ser mais leve, promete ser mais seguro e confortável para o piloto também. Desde a estreia, em 1979, a Stock Car já contou com a participação de 11 modelos, representando cinco fábricas diferentes. Os carros da nova geração terão motor turboalimentado de 2,1 litros, com aproximadamente 500cv de potência. Terão também câmbio de competição XTrac sequencial e semiautomático, com seis velocidades.
O domingo quente em Interlagos, além da corrida, teve o Mr.Moo Festival, que contou com bebida e churrasco, além de shows no meio do autódromo durante os eventos de corrida do fim de semana.
Neste fim de semana tiveram ainda mais três campeonatos sendo decididos. Na F4 brasileira, Matheus Comparatto foi o campeão pela Bassani Racing. Na Stock Series, Arthur Gama acabou sendo o campeão e ganhando o direito de fazer parte da Stock Car principal. Ele pilotou pela Artcon Racing.
Ainda sobre o campeonato da Stock Car, há um recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça Desportiva relativo à punição com desclassificação aos carros da TMG Racing (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e Crown Racing (Felipe Baptista e Enzo Elias) na etapa do Velopark, a pontuação final do campeonato permanece sub judice, mas nada que posso mudar o campeão.
A temporada do ano que vem, com o início da “era SUV”, tem o início agendado para os dias 3 e 4 de maio.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 12, Super Final BRB, Interlagos
Corrida 2, resultado final
1º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 31 voltas em 52min37s591
2º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s074
3º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 4s570
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 11s475
5º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s690
6º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s972
7º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 17s166
8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 18s038
9º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18s162
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 18s280
11º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 20s556
12º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 23s840
13º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 24s069
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 27s991
15º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 28s131
16º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 33s091
17º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 36s671
18º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 37s341
19º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 37s707
20º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 43s942
21º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 45s297
22º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 51s169
23º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 53s193
24º – Bruna Tomaselli (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 1min11s076
25º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1 volta
26º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas
27º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 8 voltas
Não completaram
Witold Ramasauskas (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 13 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21 voltas
Classificação do campeonato (top-10)*
Campeonato de pilotos
1º – Gabriel Casagrande, 926 pontos
2º – Felipe Massa, 885
3º – Dudu Barrichello, 868
4º – Ricardo Zonta, 864
5º – Julio Campos, 835
6º – Felipe Baptista, 806
7º- Rafael Suzuki, 790
8º – Daniel Serra, 779
9º – Bruno Baptista, 767
10º – Thiago Camilo, 710
*pontuação extraoficial
Campeonato por equipes
1º – TMG Racing, 1641 pontos
2º – RCM Motorsport, 1588
3º – A.Mattheis Vogel, 1530
4º – Mobil Ale Full Time, 1498
5º – Eurofarma RC, 1454
6º – Crown Racing, 1453
7º – Pole Motorsport, 1297
8º – Ipiranga Racing, 1293
9º – Cavaleiro Sports, 1180
10º – Blau Motorsport, 1013
11º – Full Time Sports, 987
12º – KTF Racing, 951
13º – KTF Sports, 710
14º – WOKIN Garra Racing, 304