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Instagram, o novo futebol em um país sem esperança

Sinônimo de ascensão agora é viralizar, todos os dias, de post em post.

Durante muito tempo, o futebol reinou no imaginário de muitos meninos e meninas que desejam dias melhores. Hoje, porém, no Brasil, dentro de um contexto em que 68 milhões de brasileiros necessita de auxílios e políticas públicas para não passar fome, o futebol exige muitos sacrifícios para além da qualidade e perde espaço para um novo eldorado: Instagram, viver de moda, de likes, de influenciar sorrisos e viralizar.

A falta de oportunidades está traduzida em forma de desemprego. A ociosidade como oportunidade criativa instiga. Um smartphone na mão, um aplicativo grátis e muitos seguidores depois a fama pode acontecer apesar do pouco reconhecimento como ‘status social’. Figuras simplórias se tornam públicas, figuras com a necessidade de intimidades expostas, da fragilidade causada e nada casual. Da companhia forçada, do compartilhamento necessário. Da exposição gratuita sem certeza de retorno.

Eis que assim se formam, todos os dias, semanas, dezenas e dezenas de stories como de uma indústria cultural que produzem celebridades do instante, da imagem, realizando o desejo de ter fama, desperdiçando oportunidade de conquistarem algo mais. Que sejam felizes. Mas que antes nos distraiam de nós mesmos.

Aliás, é importante ressaltar que existem aqueles que enveredam pela habilidade. Nos divertem, divergem, se posicionam. Angariam esforços, buscam entendimento. Abraçam causas. Levantam bandeiras, rompem com símbolos e criam marcos. O antes e o depois se percebe com suas atitudes, resultados e, por vezes, à exaustão da imagem.

Entre prós e contras, na indústria do existir, ser ou parecer pode fazer pouca diferença. O ‘novo futebol’ exige peneiras menos refinadas, com maior possibilidade, e continua a vender o sonho que, como país, não conseguimos proporcionar. É preciso repensar o processo e a estrutura educacional no país. Que vocações possam existir e que isso possa permitir escolhas. Por hora, não temos.


Bruno Velasco
Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.