A arte e o desafio de começar um novo negócio
Atibaia, a capital do empreendedorismo.
Destaque no estado de São Paulo por se mostrar um polo de empreendedores, Atibaia mostra que além da localização estratégica e infraestrutura, o apoio com iniciativas públicas gera resultado, mas também entrega desafios em diversas direções.
O número de MEIs abertos na cidade, considerando os últimos 4 anos, dobrou. E esse dado é fruto de um investimento em capacitação, em cursos gratuitos promovidos por entidades governamentais e também pelo SEBRAE.
A pandemia teve seu papel importante nessa construção da nova realidade. Houve quem enxergasse nessa possibilidade, da abertura do MEI, uma forma de incrementar renda, ou mesmo, de ter sua única fonte de renda àquele momento.
No entanto, essa crescente traz desafios. Nem todos os ‘novos empresários’ estão realmente preparados para encarar a gestão do novo negócio. O desconhecimento sobre a área de atuação para além da ideia dos resultados mostra uma certa falta de planejamento.
Aliado a isso, a má precificação, o desconhecimento das obrigações fiscais, pode comprometer todo o projeto. Não saber identificar os custos reais de um negócio novo (ou mesmo em funcionamento) reduz sua margem e o valor reservado ao empreendimento. Impedindo, assim, que se tenha o ‘fôlego’ adequado para manter a empresa em funcionamento.
Nesse cenário, é fundamental que esse entusiasmo de empreender em Atibaia venha acompanhado de algum preparo técnico e de mentalidade estratégica. Até porque um CNPJ é apenas o primeiro passo; mas manter o negócio em funcionamento exige planejamento financeiro, capital de giro, capacitação contínua e, também, apoio profissional em áreas como contabilidade e marketing.
A cidade de Atibaia oferece todo um apoio institucional, agora, é preciso que se cresça a mentalidade da cultura de negócios responsáveis, valorizando conhecimento, resiliência e inovação como bases para o sucesso duradouro.

Bruno Velasco
Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.