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A importância de divulgar seu negócio

Publicizar é se fazer conhecer, como o seu negócio tem sido conhecido?

Empreender vai muito além de ter uma boa ideia e trabalhar para colocá-la em prática. É preciso entender do próprio negócio e, principalmente, saber comunicá-lo ao público. A divulgação é um dos pilares mais importantes para que uma empresa cresça. Entretanto, ainda hoje é frequentemente negligenciada.

A localização do ponto comercial, por exemplo, tem o poder de impactar diretamente o desempenho do negócio, mesmo que não esteja voltado ao atendimento ao público. Com tudo, é fundamental que a informação visual esteja clara: quem passar precisa entender que você oferece. Fachada, sinalização, identidade visual, todo esse pool fala sobre seu negócio e é preciso de verba para que toda essa construção comunique.

E é na fase de planejar os orçamentos que um erro recorrente ocorre: não incluir publicidade ou marketing como investimento. Muitos investidores ainda interpretam como gasto desnecessário algo que, na verdade, é um exercício de valorização e projeção da marca.

Divulgar, aliás, vai além de fazer propaganda. É construir uma identidade visual coerente com os valores da empresa. Do logo ao uniforme, das sacolas à ambientação do espaço, das ações sociais aos patrocínios. Cada detalhe comunica algo. Cada ausência também.

Esse conjunto de sinais dialoga com o consumidor e ajuda a criar um ambiente de confiança, mais atrativo, convidativo, no qual as decisões de compra se tornam mais naturais pois o cliente comprou, antes, o pacote de conceitos que a associação à sua marca, ao seu negócio, significa.

Aliás, essa aproximação demonstra interesse real. Permite trocas, conhecimento. E essa troca, hoje, é um valor agregado e estratégico. É conhecimento. Assim, mais do que ações pontuais, fazer publicidade é assumir um compromisso com o relacionamento e o posicionamento da marca no mercado. Da empresa para com os valores de seus clientes.

É importante ressaltar que vivemos um tempo em que muitos acreditam entender de marketing. E, nesse cenário, a importância da divulgação acaba deixada de lado — sem planejamento, sem estratégia, e, pior, sem foco no cliente ou na construção de autoridade que todo o processo acima permite.

Essa é a outra parte do erro. Quando a comunicação se rompe, o potencial do negócio se esvazia. Não se percebe. Divulgar é, antes de tudo, existir para o seu público. E existir para seu cliente deve ser a razão do seu negócio.

Bruno Velasco

Empresário com experiência no Segmento de Franquias e Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.