Guia Amador do Estado 2022
Por Mario C. Gonçalves
No próximo domingo (16) começa o Campeonato Paulista Amador do Estado 2022. Considerado um dos campeonatos mais tradicionais e antigos do futebol Paulista. Depois de dois anos de ausência, o torneio retorna com apenas 9 equipes.
O Sistema de Disputa
Esse ano o Amador do Estado terá início em 16 de outubro e término em 4 de dezembro e será realizada em 03 (três) fases em que os clubes jogarão no mínimo 2 e no máximo 6 partidas. Os clubes foram divididos em 3 grupos com 3 participantes cada, seguindo um critério de regionalização.
Na primeira fase as equipes jogarão dentro dos respectivos grupos em turno, classificando-se para a segunda fase as 4 melhores. Na segunda fase (semifinal) será disputada pelos 4 classificados da fase anterior, no sistema de “mata-mata” ida e volta. Segue esse sistema novamente na terceira fase (Final).
Confrontos
Os Grupos 01 à 3 ficaram assim divididos:
GRUPO 01 – Clube Atlético Bandeirante, Rose’N Boys Futebol Clube e Santa Rosa Futebol Clube
Campeão do Amador do Estado de 2002 o Clube Atlético Bandeirante é um dos tradicionais dessa competição. Na edição de 2017 o clube contou com o jogador Leandro, ex-São Paulo e Corinthians. O Bandeirante era considerado um dos favoritos para levar o campeonato o campeonato naquela temporada mas foi eliminado nas semifinal para o Ferroviários de Bragança Paulista, em um jogo polêmico que contou com muitas confusões dentro e fora do campo no Estádio Nabi Abi Chedid. O clube tem um retrospecto muito positivo, nas últimas 4 edições o Bandeirante ficou entre os 4 melhores do torneio.
Já o Rose´N Boys busca uma participação expressiva como foi em 2016, quando chegou nas quartas de final, sendo eliminado pelo Bandeirante de Brodowski. Em 2017, o clube amargou a eliminação logo na primeira fase para o mesmo “carrasco” Bandeirante. Uma curiosidade é que o clube chegou a jogar a LIGA de futebol Nacional do Brasil, que organiza a Taça Paulista, torneio que era paralelo as competições da Federação Paulista de Futebol.
O Santa Rosa Futebol Clube é uma das sensações do futebol amador no estado. Na edição de 2017 o time chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Brasinha de Atibaia. O Santa Rosa perdeu o jogo de ida em casa pelo placar de 2 a 1 e ficou no 0 a 0 na volta. A equipe que orgulha a cidade de Santa Rosa do Viterbo espera fazer história nessa edição.
Grupo 02 – Associação Esportiva Jardim do Lago, Esporte Clube Santa Rita e Esporte Clube Unidos de Nova Detroit
A maior surpresa dessa edição do Amador do Estado é a participação de três equipes da Liga Municipal de Futebol de São José dos Campos. A Associação Esportiva Jardim do Lago participou da edição do Amador do Estado no ano de 2018. Na ocasião o clube foi eliminado na primeira fase pelo Ferroviários de Bragança Paulista, que acabou sendo o campeão daquela edição.
As outras duas equipes que fecham o grupo são o Esporte Clube Santa Rita e o Esporte Clube Unidos de Nova Detroit. Os dois times foram os finalistas da Liga Municipal de 2019, na ocasião o Santa Rica acabou levantando a taça no tradicional Estádio Martins Pereira.
Grupo 03 – Esporte Clube Brasília, João Ramalho Futebol Clube e New Boys
O Esporte Clube Brasília de Carapicuíba é figurinha carimbada nas principais competições da várzea da Região Metropolitana de São Paulo. O clube participou recentemente da Copa da Paz, do Campeonato Municipal e irá participar da Copa Busão. Mas feito mais importante de sua história será sua participação no Amador do Estado de 2022.
Já o João Ramalho Futebol Clube conseguiu a vaga na competição após conseguir o título do Campeonato Regional de Futebol Amador, organizado pela Liga Paulista de Tupã. O time acabou vencendo a final nos pênaltis, diante da equipe do Manchester de Tupã.
Após 8 anos sem um representante de Piracicaba, a recém fundada Liga Desportiva Piracicabana promoveu uma vaga para o Amador do Estado. O New Boys do bairro Esplanada levantou a Copa Tio Régis 2022, a primeira competição amadora da Liga Desportiva Piracicabana. Na decisão, o New Boys superou o Grêmio da Balbo, vencendo por 2 a 1, de virada, em jogo realizado no Estádio Barão da Serra Negra, casa do tradicional XV de Piracicaba. O clube espera conseguir o mesmo feito do Katatumba, que em 1988 conseguiu o título do Amador do Estado, o único conquistado por um clube da cidade.
Ausências
A ausência mais significante foi do Ferroviários de Bragança Paulista. O clube é último campeão do Amador do Estado, realizado em 2019. A equipe já venceu a competição por 5 vezes e era cotado para participar dessa edição. No mês passado o clube se sagrou campeão da Recopa de clubes amadores, ao vencer o Real Cedega por 3 a 0.
Outra ausência foi de representantes da Liga Atibaiense de Futebol. A última participação foi no ano de 2017, quando o Brasinha Esporte Clube chegou na semi-final e foi uma das sensações daquele torneio. A melhor campanha da história de um time atibaiense no torneio foi do América Futebol Clube, em 2011. Naquela ocasião o time foi vice campeão, perdendo na final para o Boa Vista de Diadema.