EsportesExclusivas

Como vem o Coritiba para o duelo contra o Red Bull Bragantino

Na noite desta quarta-feira (15), o Red Bull Bragantino recebe o Coritiba no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida começa às 19h (horário de Brasília). O Correio de Atibaia foi atrás de informações sobre o rival do Massa Bruta nesse duelo, conversou com Guilherme Moreira, do Globoesporte.com e com Felipe Hartman, que acompanha o clube do coração. Na sequência você conhece mais sobre o Coxa-Branca.

O Coritiba vem de uma derrota em casa para o Palmeiras por 2×0, esta foi só a primeira vez que o time de Curitiba perdeu no Couto Pereira em 2022. Com esse resultado chegou também ao terceiro jogo sem vitória e nos últimos seis, acumula 44% de aproveitamento (2v,2e e 2d). Fora de casa no Brasileirão soma apenas dois pontos, com dois empates e três derrotas, é o pior visitante entre os 20 clubes.

“A gente precisa vencer fora, até porque vimos de um ponto em seis possíveis em casa, mas o Bragantino tem um time encaixado e expoentes como Cleiton, Artur e outros. Acho que pontuando, já está de bom tamanho, pois o Coxa perdeu além do Andrey, Willian Farias, Egídio e Gamalho. 4 titulares que fazem muita falta…”. Afirma Felipe Hartman, lembrando dos desfalques do time nos últimos jogos. 

Guilherme Griebeler | Coritiba

Em campo terá a volta do goleiro Alex Muralha, que foi liberado pelo departamento médico após ter sofrido um corte na mão e ter ficado fora contra o Palmeiras. Contra o alviverde o titular foi Rafael William, goleiro de 20 anos, que é prata da casa e teve destaque no Sub-20 do Coxa quando venceu a Copa do Brasil em 2021. No fim de semana fez apenas o 3º jogo com a camisa do clube. Após o jogo, o técnico Gustavo Morínigo, aprovou a atuação.

“Vejo que ele atuou bem, teve boas intervenções. Na parte de preparação, o jogador está preparado porque sabe que em qualquer momento pode acontecer. Se é em um jogo, tem que estar preparado. E para nós, está (preparado). Já atuou no Paranaense, se demonstrou bem. Nos treinamentos, tanto ele como o Marcão estão bastante bem” disse Morínigo após o jogo.

O jornalista Guilherme Moreira alerta que apesar da boa aprovação do treinador, o Coxa tenta desde o começo do ano um goleiro e não conseguiu. “Não veem ele como um substituto natural, principalmente pra Série A. Revertendo o transfer ban, vão trazer um goleiro e ele volta a ser terceiro reserva”.

Outros jogadores que voltam são os laterais: o lateral-direito Warley e o lateral-esquerdo Egídio, ambos recuperados de lesões. Com essas voltas o provável Coritiba tem: Alex Muralha; Natanael, Guillermo, Luciano Castán e Diego Porfírio; Bernardo, Galarza e Régis; Fabricio Daniel, Clayton e Neilton.

Guilherme Griebeler | Coritiba

O técnico Gustavo Morínigo deixa algumas dúvidas sobre qual time vai escalar e também qual esquema vai usar. Contra o Palmeiras, por exemplo, usou os 3 zagueiros, mas não é o mais usual em 2022. ” Morínigo utilizou 3 zagueiros mais por necessidade, embora já tenha feito em alguns jogos da temporada, principalmente no estadual. É mais pontual”, explica Guilherme Moreira.

Outro ponto que pode ser decisivo para o jogo é o Atletiba no fim de semana, o clássico contra o rival Athletico, por conta disso o treinador deve poupar jogadores como o meia Robinho e o pendurado Igor Paixão. O torcedor Felipe Hartman fala sobre a semana do time e lembra como o clássico influencia na semana, mas não esquece do jogo de quarta: “Lógico que o clássico mexe com a cidade, se começa a falar já no início da semana, mas o foco é o jogo contra o Bragantino, só depois a gente fala de AtleTiba”.

Caso jogue Igor Paixão passa a ser o jogador mais importante da equipe em campo, ele é o vice artilheiro da temporada com 10 gols e o principal assistente com 8 passes pra gol. Ninguém no clube participou de mais gols que ele. O artilheiro, Léo Gamalho com 13 na temporada, está fora do jogo e é um desfalque importante. Outro é o meia Andrey, que veio do Vasco e vinha sendo um dos maiores destaques do clube até se machucar.

Outros jogadores que estão fora: o volante Willian Farias (lesão na coxa), o lateral-direito Matheus Alexandre (lesão na coxa).

No elenco do Coritiba há um jogador que pertence o Massa Bruta, Thonny Anderson, emprestado ao clube. Ele não jogaria por ser do Braga, mas também foi expulso contra o Palmeiras, o que é outro motivo que o deixa de fora do duelo. Por lá tem feito alguns bons jogos. “Thonny Anderson é o titular como terceiro homem do meio-campo, fez um bom paranaense e na Copa do Brasil também. Mas a lesão no brasileiro fez ele ficar de fora de algumas partidas. Não foi bem nas recentes, inclusive. Robinho e Régis são as alternativas e tem número próximos de jogos”, comenta Guilherme sobre a importância de Thonny no time de Morínigo.

Felipe Hartman afirma que neste Brasileiro o principal objetivo do Coritiba é permanecer na primeira divisão. “Desde o começo, o objetivo é a permanência. O Coxa vem de duas quedas recentes, em 2017 e 2020 e precisamos voltar a ficar por anos na A. Lógico que o começo foi animador, ficando entre os 10 primeiro e até no G4 por algumas rodadas e isso subiu a expectativa de muitos, mas pra quem tem os pés no chão, o objetivo ainda é a permanência, ainda mais agora que perdemos o jogador mais consistente e digamos mais importante do time até o fim do Nacional, que é o Andrey.”

O Coritiba é um time que busca um jogo mais direto, vertical e agressivo, no sentido de marcação não de faltas. Escolhe bem os momentos de finalizar e com 5,5 finalizações certas em média por jogo é o primeiro neste quesito entres os 20 times da Série A. Na parte defensiva é o 2º com mais desarmes no nacional com 18,5 no Brasileiro e o 3º em interceptações. 

  • Atualização: Por conta do Atletiba no fim de semana a tendência agora é que Gustavo Morínigo acabe mesmo poupando alguns dos principais jogadores para o jogo de hoje.